Num emocionante duelo de 15 minutos no Indianapolis Motor Speedway, dez equipas de três categorias lutaram pela cobiçada pole position antes da corrida de resistência de 8 horas de Indianápolis. Com uma competição feroz na pista, foi o Porsche 992 GT3 R da Herberth Motorsport Pro-Am número 10 que saiu vitorioso, conquistando o seu segundo ROWE Motor Oil Pole Award consecutivo.

Patric Niederhauser estabeleceu o ritmo logo no início da sessão, impulsionando a equipa Herberth Motorsport para a liderança geral. Apesar dos ataques tardios dos rivais, o tempo de volta impressionante de Niederhauser provou ser inultrapassável, consolidando a posição da sua equipa na frente do pelotão.

“Sabia que tinha de pressionar forte, mas esta equipa deu-nos um carro incrível,” disse Niederhauser. “É um verdadeiro esforço de equipa, e estou entusiasmado por ter correspondido às suas expectativas.”

A estrela da IndyCar, Alex Palou, causou sensação com o Mercedes-AMG GT3 número 4 da Lone Star Racing, subindo para o segundo lugar com apenas alguns minutos restantes. No entanto, não conseguiu alcançar Niederhauser e ficou com o segundo lugar. Enquanto isso, Laurin Heinrich, que tinha mantido o segundo lugar com o Porsche 992 GT3 R número 120 da Wright Motorsports, foi ultrapassado por Palou na sua investida tardia, caindo para terceiro.

A vitória da Herberth Motorsport marcou a continuação da sua dominância nas poles, após o sucesso do ano passado no mesmo evento. O colega de equipa Loek Hartog comentou em tom de brincadeira: “Dissemos ao Patric para ir atrás do recorde de volta, e ele falhou por apenas 0,1 segundos!”

Juntando-se à Wright Motorsports na segunda fila estava Dries Vanthoor no BMW M4 GT3 número 31 da Team WRT, seguido por Arjun Maini no Mercedes-AMG GT3 número 888 da Triple Eight JMR, completando o top cinco. Maro Engel no Mercedes-AMG GT3 número 130 da GruppeM Racing terminou em sexto.

Várias equipas da BMW estarão em intensa perseguição assim que a bandeira verde for agitada para a corrida de resistência de sábado, com o BMW M4 GT3 No. 28 da ST Racing, o BMW M4 GT3 No. 33 da Team WRT e o BMW M4 GT3 No. 99 da Random Vandals Racing a começarem em sétimo, oitavo e nono lugares, respetivamente. A RS1 completou o top 10 com o seu Porsche 992 GT3 R No. 85.

O Fanatec GT World Challenge America Powered by AWS e os campos do Intercontinental GT Challenge irão entrar em pista no sábado, dia 5 de outubro, para as 8 Horas de Indianapolis, com a bandeira verde a ser agitada às 12:15 p.m. ET.