O mote foi dado recentemente e a confirmação surgiu na tarde desta terça-feira. Andrés Iniesta colocou um ponto final na carreira como futebolista e, em conferência de imprensa, já levantou o véu sobre o futuro.
Nunca esperei que este dia chegasse, nunca imaginei. Todas as lágrimas dos últimos dias são de emoção, de orgulho, não são lágrimas de tristeza. São as lágrimas deste miúdo que teve o sonho de ser jogador de futebol e que teve sucesso depois de muito trabalho, esforço e sacrifício», começou por afirmar.
«A experiência no relvado acaba, mas não posso ficar longe do futebol, que continuará a ser a minha vida. Estou a fazer formação, preciso de aprender, cometer erros, treinar para trabalhar com as academias e estou a começar o curso de treinador. Gostaria de continuar a jogar até aos 90 anos, mas não é possível», notou o 131 vezes internacional espanhol.
Quando questionado sobre um futuro ao leme do Barcelona, clube que mais representou, Iniesta colocou água na fervura: «Ainda nem estive numa primeira divisão! Ainda tenho um longo caminho a percorrer antes de poder pensar nisso. Para já, espero que o Flick continue por muitos anos, seria sinal de que as coisas estão a correr bem no nosso clube. Mas gostaria de regressar ao Barcelona um dia.»
«A imagem de Xavi, Messi e eu no pódio é maior do que eu ter ganho a Bola de Ouro. Três jogadores de La Masia no pódio foi o maior prémio, não quem ganhou», constatou quando confrontado com o facto de nunca ter ganho uma Bola de Ouro.
Entre Ligas dos Campeões, Supertaças, campeonatos, Europeus e um Mundial, o currículo de Iniesta é vasto e faz jus à marca que o espanhol deixou no futebol. Se quiser mergulhar mais a fundo na carreira do jogador, leia este artigo do zerozero.