Chegou ao fim a série invencível do Académico de Viseu. Após quatro jornadas a pontuar, a equipa orientada por Rui Ferreira sofreu a primeira derrota (0-1) no campeonato, diante o UD Leiria. Este desaire deixa a liderança do campeonato à mercê dos adversários.
Uma entrada forte da formação visitante colocou de imediato em sentido o Estádio do Fontelo, com duas ocasiões a abrir. A turma da casa respondeu com uma autêntica bala de André Clóvis que, apesar de ter passado ao lado, despertou o líder.
Os Viriatos assumiram o favoritismo e começaram a carregar, em busca de chegar à vantagem. Os homens da casa chegavam facilmente ao último terço, mas, por diversas ocasiões, faltou discernimento para definir melhor os lances de perigo.
Uma bola à barra ainda assustou a formação visitante que, embora tenha tido menos ataques, conseguiu ameaçar a baliza defendida por Domen Gril, quase sempre que chegou a zona de finalização. No entanto, ao intervalo, os guarda-redes ainda não haviam tido grande trabalho.
A ousadia e a imprudência
Insatisfeito com o que viu no primeiro tempo, Filipe Cândido promoveu duas alterações ao intervalo. As alterações tiveram impacto imediato na equipa e, com apenas dez minutos de segunda parte, Crystopher abriu o marcador para os visitantes, após um belo cruzamento de Marc Baró.
Na resposta ao golo sofrido, o Académico mexeu na equipa, subiu linhas e foi através de Yuri Araújo que criou realmente perigo, com um remate que levava selo de golo, não fosse uma defesa absolutamente espetacular de Pawel Kieszek.
Já nos últimos dez minutos, a resposta da casa esbarrou numa imprudência de Mohamed Aidara. O defesa viu vermelho direto, após uma entrada despropositada, e deixou a equipa desfalcada, numa altura em que esta tentava - sem sucesso - evitar a derrota.
Com este resultado, o Académico de Viseu mantém-se, provisoriamente, no topo da tabela, mas pode ver a liderança ser assaltada. Já o UD Leiria, ascendeu ao quinto posto, com oito pontos conquistados em cinco partidas realizadas.