A ex-futebolista do Benfica, Jéssica Silva, de 29 anos, recorreu às redes sociais para informar que foi operada de urgência a um mioma, um tumor benigno que se desenvolve no tecido do útero.
Desde agosto nos Estados Unidos da América, depois de se ter transferidos do Benfica para o Gotham FC, campeão em título da liga norte-americana de futebol, a internacional portuguesa partilhou na sua conta de Instagram que recentemente enfrentou um problema de saúde.
"Passei por uma cirurgia de urgência para remover um mioma, e quero aproveitar para falar sobre uma aprendizagem minha: ouvir o nosso corpo é importante, mas ter medo de cuidar de nós mesmas é ainda mais importante", escreveu na descrição da publicação que contém diversas fotos e vídeos dos momentos em que esteve no hospital.
O mioma cresce nas paredes do útero e, geralmente, não provoca sintomas, contudo há mulheres que sentem cólicas, sangramentos, pressão na bexiga, incontinência ou obstipação.
"Estou cheia de força"
Apesar de ter sido operada com caráter de urgência, a atleta portuguesa garante que voltará aos relvados dentro de pouco tempo:
"Estou cheia de força e a caminho de uma rápida recuperação! Uns dias e estou de volta a fazer aquilo que mais amo".
Confessa também que se sentiu "invadida pelo medo e mais vulnerável do que nuca", mas reconhece que "é a vida a acontecer" pelo que garante que "valem as minhas ganas de continuar a ser feliz e a vontade/capacidade de seguir em frente e de continuar a lutar".
"Ser mulher é um desafio do caraças, mas é a cena mais maravilhosa de sempre", aponta.
No mesmo texto assume que chegou a marcar consultas e a voltar para trás "por medo de ouvir o que não queria" e, por isso, deixa o apelo:
"Enfrentar esse medo é o primeiro passo para garantir a nossa saúde. Estou a partilhar isto porque acredito que não sou a única a sentir essas dúvidas e angústias. Por isso, apelo a todas vocês: não deixem o medo parar-vos. Marquem as consultas de ginecologia, cuidem de vocês mesmas, porque, no fim, há sempre uma solução".
A internacional pela equipa das quinas por 136 ocasiões já representou emblemas como o Clube de Albergaria, os suecos do Linkoping FC, os espanhóis do Levante, o SC Braga, o Lyon, o Kansas City e o Benfica, onde passou as últimas três temporadas.
No currículo conta com três campeonatos nacionais, uma supertaça, uma Taça de Portugal, duas Taças da Liga, um campeonato francês e duas taças da Suécia.