Portugal continua o seu caminho nos Jogos Olímpicos. Após Nélson Oliveira ter conquistado o primeiro diploma olímpico, a manhã desta quarta-feira trouxe-nos mais três (ainda que um ainda possa vir a resultar em medalha). Maria Inês Barros, a primeira mulher a disputar a modalidade de tiro com armas de caça, garantiu um dos primeiros oito lugares. Vasco Vilaça e Ricardo Batista conquistaram o quinto e sexto lugar, respetivamente, no triatlo.
A atiradora portuguesa vai disputar, num desempate, o acesso à final da prova de fosso, onde vai defrontar a australiana Penny Smith e Zhang Xinqiu, da China. Nesta primeira fase, a penafidelense, de 23 anos, concluiu séries de 25 pratos com 121 acertos. Garantiu, nesta fase inicial, o diploma olímpico, com o oitavo posto já assegurado.
Os triatletas finalizaram em posições dianteiras da tabela, sendo que fizeram uma enorme recuperação na corrida (última fase da prova). Durante os primeiros 1.5 quilómetros da prova, feitos a nado, os dois representantes lusos apresentavam-se na 26ª e 28ª posição. Quando passaram para a bicicleta, continuavam na segunda parte do pelotão. Os últimos dez quilómetros, já em corrida, permitiram estes resultados.
Maria Inês Barros volta a entrar em ação pelas 12:30 desta quarta-feira, na tentativa de perseguir uma medalha.