A portuguesa Bárbara Timo foi eliminada na primeira ronda dos -63 kg de judo, ao perder contra a sul-coreana Jisu Kim, nos Jogos Olímpicos 2024.

A judoca, que foi a primeira portuguesa a competir esta terça-feira, perdeu por ippon, a sete segundos do final, depois de ser imobilizada (osaekomi) pela sul-coreana Kim Jisu, 16.ª do ranking mundial.

O combate estreou a competição do dia na Arena Mars-de-Champ.

Bárbara Timo sai dos seus segundos Jogos Olímpicos com pior desempenho do que em Tóquio 2020, quando competia em -70 kg e realizou dois combates.

Após a derrota, a portuguesa confessou, a chorar, estar muito triste porque “trabalhou muito” para chegar aos Jogos Olímpicos. Apesar disso, a atleta sente que está “na melhor forma": “rápida, forte e confiante”.

“Mesmo dentro da luta, via que o combate estava duro, mas havia possibilidade. Mas aqui lutamos contra meninas do mesmo nível, afiadas no seu melhor", refere.

Bárbara Timo admite que “dói muito não ter sido suficiente" hoje. Vai “doer por um tempo”, acrescenta.

Questionada sobre os próximos Jogos Olímpicos, confessa que ainda é difícil pensar em Los Angeles 2028: “Não sei. Primeiro eu acho que essa tristeza para passar vão ser muitos dias (…)”.

"A partir do momento em que eu colocar na cabeça que eu quero ir a Los Angeles, eu aviso. Mas por enquanto, eu preciso só de um tempo e um espaço, porque foi muito duro chegar até aqui e é muito triste terminar assim", assume.

Timo lembra que "é uma vida de sacrifício, é uma vida de viagens, de estar longe da família, de lesões, de incertezas".

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes: