A triatleta Claire Michel está internada com a bactéria E.coli, após ter participado numa prova no rio Sena, em Paris, para os Jogos Olímpicos 2024. Com a hospitalização, a Bélgica desistiu da estafeta mista de triatlo.

A atleta está infetada com Escherichia coli (E.coli), adianta o jornal belga “De Standaard”. A bactéria instala-se no intestino. Os principais sintomas são diarreia, por vezes com sangue, cólicas, vómitos e febre.

De acordo com o jornal belga, a atleta está doente há quatro dias, depois de nadar no Sena na prova individual de triatlo feminino (38.º lugar).

Os treinos e provas de triatlo dos Jogos Olímpicos foram cancelados várias vezes devido à poluição no rio Sena. Os “níveis de qualidade da água" não ofereciam “garantias suficientes”.

A organização chegou mesmo a pensar passar a prova de triatlo para duatlo, alterando o conceito da modalidade. Ou seja, decorria apenas com ciclismo e corrida, anulando a natação.

Contudo, no dia 31 de julho, houve “luz verde” para a realização de provas no rio Sena, após novos testes à qualidade da água, dia da prova individual de Claire Michel.

Outra triatleta belga, Jolien Vermeylen, após a prova individual de triatlo, criticou a qualidade da água, revela o mesmo jornal. A belga diz que “viu e cheirou coisas que preferia não pensar”.

O Governo francês e as autoridades locais investiram 1,4 mil milhões de euros para tornar o Sena e o principal afluente o Marne, aptos para a realização das provas.

O comité olímpico e a federação de triatlo da Bélgica anunciaram este domingo que a sua seleção vai falhar a estafeta mista de triatlo, que se realiza na segunda-feira, por Claire Michel estar doente.

"Claire Michel, membro da estafeta, está, infelizmente, doente e terá de retirar-se da competição", informaram os dois organismos em comunicado, no qual não especificam a doença em causa, mas salientam que a decisão foi tomada após consulta aos atletas e às pessoas que os acompanham.

As duas entidades deixaram críticas à organização da competição:

“Esperamos que sejam aprendidas lições para as próximas competições de triatlo (…). Pensamos na garantia dos dias de treinos, dos dias de competição e o formato desta, que deve ser clarificado com antecedência de modo a garantir que não haja incerteza para os atletas, para quem os apoia e para os adeptos”.

A triatleta iria disputar a estafeta ao lado de Marten van Riel, Jolien Verveylen e Jelle Geens.

Outras infeções

O suíço Adrien Briffod, que também disputou a prova individual na quarta-feira, teve uma infeção estomacal, com o comité olímpico helvético a assumir a impossibilidade de ligar esta doença à natação disputada no rio Sena.

O substituto de Adrien Briffod, Simon Westermann, também foi excluído da estafeta, devido a uma infeção gastrointestinal, sem que tivesse nadado no rio francês, acrescentou o comité suíço, que mantém a intenção de alinhar na prova mista, na segunda-feira.

Com Lusa.

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes: