Falta pouco mais de duas semanas para o arranque do WAKO Senior e Master European Championships, o evento que vai reunir em Atenas, entre 1 e 10 de novembro, os melhores kickboxers do velho continente, incluindo uma forte delegação portuguesa, com cerca de 30 atletas, a maior parte deles a competir nas disciplinas de ringue - no programa há ainda competição em tatami e master.

A cerca de duas semanas do arranque da ação na capital grega, o responsável pela equipa que agrega vários clubes nacionais, Raúl Lemos, enalteceu o foco na preparação e mostrou-se otimista. "A preparação tem sido bastante exigente, e os atletas têm correspondido muito bem ao solicitado. Sinto que estamos no bom caminho. Faltam ainda duas semanas para a competição, mas a preparação continua a bom ritmo e feita de forma sólida", declarou o técnico, alheando-se das questões de reconhecimento por parte do Governo português.

"Estes atletas são reconhecidos pela WAKO, a Federação internacional que reconhece e regula o Kickboxing; vão participar numa prova da elite europeia que dá acesso aos Jogos Mundiais, um evento organizado pelo Comite Olimpico Internacional. Portanto, estes atletas são reconhecidos pela entidade máxima do Kickboxing Mundial e por quem regula o desporto Olímpico internacional. A cabeça dos atletas, com ou sem reconhecimento, está em subir ao ringue, fazer o melhor trabalho possível e trazer vitórias para Portugal. Penso que é inevitável que o reconhecimento do Governo chegará e vai poder finalmente apoiar e orgulhar-se, publica e oficialmente, do que estamos e temos vindo a fazer pelos desportos de combate", comentou.

Embora exista uma confiança crescente no potencial da equipa, os responsáveis pela comitiva também reconhecem que há fatores imprevisíveis, como os sorteios, que podem influenciar o desenrolar da competição. "Os sorteios são sempre uma incógnita e podem ajudar ou complicar a competição", assumiu o técnico, deixando claro que o elevar do nível competitivo não atemoriza ninguém.

Note-se que esta será uma das maiores comitivas que Portugal leva a uma competição europeia, contando ainda com o suporte técnico e organizacional dos treinadores José Pina e Manuel Gomes, que encabeçam a estrutura da equipa composta por vários clubes nacionais

Atletas convocados:

Diogo Silva, K1 63,5kg
Tiago Silva, K1 67kg
Rudinildo Silva, K1 71kg
Bassó Pires, K1 75kg
Iuri Fernandes, K1 +91kg

Ana Isabel Oliveira, K1 52kg
Ana Sofia Oliveira, K1 60kg
Ana Novais, K1 65kg
Catarina Dias, K1 70kg

José Gabriel Machado, LK 57kg
Nuno Teixeira, LK 63,5kg
Gabriel Vilar, LK 67kg
Bento Carvalho, LK 71kg
Ricardo Teixeira, LK 81kg

Rita Novais, LK 52kg
Filipa Ferreira, LK 56kg

Nuno Lopes, KL 63kg (Veterano)
Emanuel Cortes, LC/PF 63kg (Veterano)
Pedro Castro, KL 84kg (Veterano)
Francisco Ramos, LC/PF 74kg (Veterano)
Ricardo Quintela, KL 74kg (Veterano)
Paulo Martins, KL +94kg (Veterano)
Marco Rodrigues, LC 84kg (Veterano)

Sílvia Almeida, KL 54kg (Veterano)
Ana Lopes, KL 65kg (Sénior)
Silvana Pedroso, LC 65kg (Sénior)
Miguel Gonçalves, KL 63kg (Sénior)
Charlie Thomas, KL/LC/PF 69kg (Sénior)