Poucos dias depois do fecho de mercado em Espanha, Joan Laporta, presidente do Barcelona, concedeu uma conferência de imprensa para comentar a atualidade e mercado do clube blaugrana e foram vários os temas abordados, como o trabalho de Deco, a chegada de Dani Olmo e as saídas de João Félix e João Cancelo.

«Estou muito contente com o trabalho de Deco e da sua equipa. Graças a Deco, está aqui Flick [novo treinador] e ele assinou renovações importantes, sobretudo com jovens. Cubarsí, Bernal, Guille Fernández, Toni Fernández... Outro mérito de Deco é o trabalho de configuração do plantel junto com Flick e a reestruturação da área desportiva. Deco e a sua equipa também fizeram um grande trabalho com o tema das inscrições deste verão. O seu trabalho tem sido extraordinário, ele é o responsável pelas duas incorporações, Pau Víctor e Dani Olmo. Gosto que Olmo tenha assinado, sempre teve uma grande disposição», começou por dizer o dirigente.

«Temi pela sua saúde, o stress tem sido superlativo. Estou muito agradado com ele e se não fosse assim, diríamos. Este será um ano em que se verá o trabalho que ele fez», acrescentou.

Laporta comentou ainda a chegada de Dani Olmo, a não contratação de Nico Williams e as saídas dos português João Félix e Cancelo: «Não falamos de jogadores que não são nossos. Podemos falar de uma operação de magnitude que fizemos [contratação de Dani Olmo]. Deco disse-nos que era o jogador de que precisávamos e contratámos dois, com Pau Víctor, que demonstrou a sua capacidade goleadora. Pensamos que temos uma equipa defensivamente compacta, potente no centro do campo e, quando recuperarmos os lesionados, teremos Lewandowski, Ansu Fati, Ferran Torres, Raphinha e jovens [no ataque]. Temos um plantel muito bom e um treinador que sabe pelo que jogamos.»

«Na configuração da equipa principal, que fizeram Deco e Flick, foi decidido que a que tínhamos era a melhor e que havia outras prioridades. Eles estavam cedidos e seguiram caminhos diferentes, um no Chelsea e outro na Arábia Saudita», concluiu, sobre a dupla lusa.