A cavaleira Maria Caetano disse estar «bastante desiludida» com a sua performance na qualificação de dressage de Paris-2024, esta terça-feira, que ficou «muito aquém das expectativas», assumindo que tanto ela como o cavalo Hit Plus sentiram o calor repentino.

«Foi muito aquém das expectativas. O cavalo sentiu muito este calor repentino. Eu talvez também. Fiquei bastante desiludida com a minha performance. Fiz erros que não são característicos meus», reconheceu, em declarações à Lusa.

Única repetente portuguesa no equestre – esteve em Tóquio2020 -, Maria Caetano, a montar Hit Plus, terminou a sua apresentação com 66.630 pontos.

«O cavalo também não deu tudo de si, porque não conseguiu, por causa deste calor. Ou melhor, ele deu tudo de si dentro do que tinha, mas não foi suficiente para atingirmos nem perto da nossa performance habitual», afirmou.

A cavaleira de Monforte, de 38 anos, confessou também que a situação enfrentada pela equipa de dressage na segunda-feira, com a substituição de última hora de João Moreira por António do Vale, devido a uma operação de urgência ao cavalo Furst Kennedy Old, foi «muito dura».

«No entanto, esse contratempo devia ter servido para nós irmos para a frente e termos puxado ainda mais pela equipa portuguesa. E peço desculpa desde já a todos os portugueses por não ter conseguido», lamentou, em lágrimas.

Maria Caetano finalizou a participação dos cavaleiros portugueses no primeiro dia da competição de dressage, em Versalhes, com Rita Ralão Duarte a competir na quarta-feira, a partir das 12:38 locais (11:38 em Lisboa).