Mateus Fernandes arrancou a aventura no Southampton e na Premier League da melhor forma, já que rapidamente se impos e contabiliza oito jogos, um golo e duas assistências. Ao olhar para trás, o médio de 20 anos, formado no Sporting, assume que a transferência, consumada por 15 M€ + 5 M€, foi "rápida" e diz compreender a decisão dos leões em transferi-lo.

"Em relação à proposta, foi algo um pouco rápido nas últimas semanas [do mercado de verão]. O Sporting e a estrutura têm de fazer decisões. Consegui enquanto produto da formação dar algum retorno ao clube. E é um pouco também por isso que trabalhamos, dar alguma coisa ao clube, não ser só eles a darem-nos. Estou a aproveitar muito aqui. Os treinos, os jogos, a atmosfera... Tudo o que envolve o futebol inglês estou a aproveitar ao máximo", confessou o criativo, à DAZN, que já há algum tempo era alvo dos saints: "O que mais me puxou para vir para cá foi foi o treinador, o projeto, tudo o que estava a minha volta. Senti que me queriam muito. A verdade é que já me queriam há algum tempo, desde o ano passado".

Nos referidos oito primeiros encontros pelos ingleses, Mateus Fernandes defrontou o Manchester United (derrota por 3-0) de Bruno Fernandes. A propósito do internacional português, também ele ex-jogador do Sporting, ficou na memória um momento em particular quando Mateus ainda jogava nos... sub-16. "Lembro-me de uma vez que nós [Sporting] estávamos a jogar contra o Benfica, em sub-16. Tenho esse momento na minha memória para sempre. Estávamos num campo e ele estava noutro campo, a ver o jogo, não sei se era ele e o Nuno, o Nuno Mendes, e lembro-me de o ver e de repente começar a impor-me no campo, a mandar vir com todos, só para ele notar. Não sei se ele se lembra desse momento, mas é algo que ficou na minha memória", rematou.