A Aprilia revelou-se mais competitiva nas duas rondas do MotoGP em Misano, em especial no GP da Emília Romanha – em que Maverick Viñales foi sexto classificado.

E isto dá confiança ao espanhol antes do GP da Indonésia, como o próprio referiu: ‘É sempre bom vir aqui. É óbvio que este ano a moto é muito diferente, por isso precisamos de ver como está. Mas estamos motivados e confiantes – vendo o resultado de Misano, vendo que recuperámos a velocidade, que fizemos uma melhoria, estamos mesmo otimistas para os próximos fins de semana’.

Mandalika é um circuito em que habitualmente há pouca aderência, nas quais a Aprilia teve dificuldades recentemente em Aragão. Viñales comentou: ‘Penso que é muito diferente, para ser honesto. Aragão foi muito estranho por causa do asfalto. Mas como viram na sexta-feira em Aragão, foi bastante bom. Por isso precisamos de acreditar que vamos encontrar boas condições. E, se não, não temos quaisquer respostas. Por isso desejamos e esperamos boas condições. É óbvio que no FP1 entendes, precisas de limpar a pista. Mas depois disso a pista no ano passado esteve boa. Por isso, precisamos de compreender onde estamos, e depois fazer o máximo para ter um bom resultado. De todas as pistas do calendário, julgo que a Indonésia é uma das melhores para nós fazermos um bom resultado. Portanto, precisamos de tirar proveito disso’.

Por outro lado, o #12 frisou a sua motivação e entusiasmo, mas garantiu que não tem expectativas traçadas: ‘É claro que chego aqui com muita motivação. Neste momento não espero nada porque preciso de ver como é que está a moto. Mas chego com muito entusiasmo, porque penso que em Misano recuperámos a velocidade, o que foi muito importante. E agora aqui podemos fazer um bom uso dessa velocidade’.

Quanto ao calor habitual da Indonésia, Viñales considera que não será um problema: ‘Para ser honesto, em Mandalika a temperatura não é muito exigente para a moto porque estás sempre inclinado. Portanto, não passas a maior parte do tempo na moto como na Tailândia – há uma reta longa enorme. Aqui não tens isso, por isso provavelmente aqui não irás sofrer com a temperatura. E isto é muito bom’.