É a notícia que está a marcar a atualidade do universo encarnado. Várias partes envolvidas 'no caso dos e-mails' - Luís Filipe Vieira (antigo presidente do Benfica), Paulo Gonçalves e as SAD's do Benfica e do Vitória FC - foram acusadas de corrupção, participação económica em negócio e fraude fiscal.
De acordo com a informação avançada pelo Jornal de Notícias, o Ministério Público (MP) acusou os dirigentes de desviarem dinheiro (negócios fantasma com três jogadores brasileiros) para poderem injetar essas quantias no emblema sadino, atualmente a disputar a AF Setúbal 2ª Divisão.
A CNN Portugal explica que, para além disso, tendo em conta uma investigação da Polícia Judiciária, «as águias foram beneficiadas em campo pela má atuação em campo, alegadamente propositada, de alguns atletas adversários», sendo que o MP quer que os dois clubes fiquem excluídos das competições desportivas por um período de seis meses a três anos. Esta punição, sublinhe-se, só entraria em vigor em caso de condenação.
Para além disso, escreve ABOLA, pretendem que Luís Filipe Vieira, Fernando Oliveira, Vítor Valente, Paulo Gonçalves e Paulo Grencho fiquem afastados de exercer a profissão ou «atividade de agente desportivo» por um período de um a cinco anos.