A seleção portuguesa de râguebi conta com o formação Samuel Marques para o apuramento para o Mundial2027, apesar do processo disciplinar aberto pela Liga francesa (LNR), disse este sábado à Lusa uma fonte da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR).

Segundo uma notícia do L’Équipe, a comissão disciplinar da LNR abriu um processo de instrução por comportamento inadequado do internacional português na 20.ª Noite do Râguebi, realizada a 23 de setembro, gala do organismo que distingue anualmente os melhores do râguebi gaulês.

Nessa noite, Marques, de 35 anos, recebeu o galardão de melhor jogador da Pro D2, em 2023/24, ao serviço do Béziers.

Porém, segundo testemunhos recolhidos pelo L’Équipe, o internacional português apresentou-se, a partir de determinada altura da festa, visivelmente embriagado e teve um comportamento agressivo para com uma funcionária do serviço de catering. Alegadamente, terá entornado propositadamente uma bebida sobre a funcionária.

Ainda segundo o L’Équipe, o jogador deverá responder brevemente perante a comissão de inquérito e incorre numa suspensão que pode ser de “várias semanas”.

À Lusa, uma fonte da FPR disse que o organismo desconhecia o incidente até ter sido apanhado “de surpresa” pela notícia do diário desportivo francês.

Por se tratar de um procedimento disciplinar da LNR e não da federação francesa, o organismo que tutela o râguebi português desconhece, ainda, se Marques ficará impedido de jogar pela seleção ou apenas pelo seu clube, o Béziers, onde alinham também os internacionais portugueses Francisco Fernandes e Hugo Camacho.

Porém, no râguebi, tradicionalmente, as suspensões dos jogadores estendem-se a todas as competições nacionais e internacionais durante o período em que estão em vigor.

A FPR já está em contacto com o próprio jogador e o seu clube e aguarda, agora, pelos desenvolvimentos, ciente de que, se for castigado, Marques terá de cumprir a suspensão, mas conta com o médio de formação para os próximos compromissos, desde que não esteja regulamentarmente impedido.

Portugal recebe os Estados Unidos em 9 de novembro, no Estádio Municipal de Coimbra, e visita a Escócia uma semana depois, em Murrayfield, em partidas da ‘janela’ de testes internacionais da World Rugby.

Em fevereiro e março, a seleção portuguesa disputa o Rugby Europe Championship 2025 (REC25), que vai apurar diretamente os quatro primeiros classificados para o Mundial da Austrália2027.

Portugal disputa o Grupo B com a Bélgica (casa), Alemanha (casa) e Roménia (fora). Duas vitórias na fase de grupos garantem o apuramento para as meias-finais do REC25 e o consequente apuramento para o Mundial.

Samuel Marques, dono de 21 internacionalizações pelos ‘lobos’, foi peça fundamental no sucesso de Portugal no Mundial de França2023.

Em novembro de 2022, concretizou a penalidade que permitiu a Portugal empatar com os Estados Unidos (16-16), no último lance do torneio de repescagem, e qualificar-se para a competição.

No próprio França2023, transformou o terceiro ensaio de Portugal contra as Fiji, que valeu a primeira vitória de sempre da seleção portuguesa num Campeonato do Mundo, por 24-23.