Luana Alonso tem apenas 20 anos, já participou em dois Jogos Olímpicos e está preparada para a… reforma. Os Jogos de Paris marcaram o (polémico) adeus da nadadora paraguaia, que vive nos Estados Unidos.

Depois de terminar em sexto lugar na prova dos 100 metros mariposa, Luana utilizou o Instagram para confirmar que vai deixar de competir.

“É oficial. Estou a retirar-me da natação. Muito obrigado a todos pelo vosso apoio. Desculpa, Paraguai, só posso dizer obrigado”.

Apesar da eliminação, a jovem de 20 anos continuava a acompanhar a delegação nacional em Paris, até que uma visita não autorizada à Disneyland antecipou o seu retorno à casa.

“Solicita-se o seu retiro da vila com efeito imediato. A sua presença está a criar um ambiente inadequado no seio da equipa. Agradecemos que faça o lhe é indicado”, lê-se no e-mail que Luana Alonso recebeu da chefe da missão olímpica do Paraguai.

O presidente do Comité Olímpico do país, Camilo Pérez, afirmou que “retirar-se da Aldeia Olímpica é um grave caso de indisciplina” e deixou farpas à relação da nadadora com os EUA.

“A Luana quer representar os Estados Unidos, mas veio aqui como paraguaia. Tem de treinar muito mais, porque para representar os Estados Unidos tem de fazer tempos que nunca fez”.

Nas redes sociais, Luana negou que tenha sido expulsa.

“É um até breve”

Luana Alonso, de 20 anos, dedicou-se à natação desde os primeiros anos de vida e acumulou diversos títulos nacionais e internacionais. Em 2023, atingiu o recorde absoluto do Paraguai nos 100 metros mariposa, ao terminar a prova em 59 segundos.

Agora, agradece ao desporto pelas “melhores experiências da vida” e garante que este “não é um adeus, é um até breve”.

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes: