A fase de qualificação ditou a queda de Benfica e Sporting na última ronda. Hammarby e Real Madrid seguiram em frente e fizeram com que não existissem representantes portugueses na nova edição da Liga dos Campeões.
No entanto, há jogadoras lusas com muita vontade de brilhar na maior prova europeia de clubes - Kika Nazareth representa o FC Barcelona e Bruna Lourenço veste a camisola do Celtic.
Tudo começa oficialmente esta terça-feira e termina no final de maio no Estádio de Alvalade. A fase de grupos - pode ver aqui - inicia-se agora e tem fim em dezembro.
Favoritos? Temos!
Nesta lista de possíveis candidatos à conquista da Liga dos Campeões, há um nome que salta inegavelmente à vista: o Barcelona.
Agora com Kika Nazareth no plantel, as blaugrana procuram a terceira vitória consecutiva na prova e a quarta da sua história.
Aitana Bonmatí e Alexia Putellas, vencedoras da Bola de Ouro, acabam a ser as maiores figuras do plantel liderado por Pere Romeu. Ewa Pajor, Ellie Roebuck e Kika foram as grandes contratações da temporada, mas as saídas de Lucy Bronze e Mariona Caldentey acabaram por ser sonantes.
A estabilidade do emblema nas provas que disputa é inegável. Na temporada passada, venceram a Liga F sem qualquer derrota, tendo ainda conquistado a Supertaça de Espanha e a Copa de la Reina.
Mas será que existe algum clube capaz de desafiar o domínio catalão?
Pode dizer-se que sim. O Lyon - adversário do Benfica nos últimos quartos de final históricos para o emblema português e para o futebol luso - é sempre um crónico candidato. Afinal, não é por acaso que a equipa francesa é a máxima recordista de títulos da prova com oito Ligas dos Campeões conquistadas.
Mesmo não sendo o Lyon de outros tempos, a vontade a motivação estão sempre presentes no que toca à Europa, principalmente num ano em que o Paris SG acaba a cair na segunda ronda de qualificação da prova.
Outro grande fator de interesse é a presença de três equipas inglesas que deram o tudo por tudo para se reforçar no último mercado de transferências.
O Arsenal de Jonas Eidevall está presente no Grupo A e, ainda que esteja a atravessar um período menos bom neste início de temporada, tem intérpretes de grande qualidade. O Manchester City reforçou-se com um nome muito sonante: Vivianne Miedema. E o Chelsea agora com Sonia Bompastor no comando, conta com Lauren James, Sam Kerr e a antiga culé Lucy Bronze no emblema.
Surpresas? Também há!
Se já falámos de Kika Nazareth, também temos obrigatoriamente de falar da outra portuguesa em prova. Bruna Lourenço vai pisar o grande palco europeu com o Celtic - emblema que se estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões!
À semelhança do que acontece com as escocesas, também o Galatasaray conseguiu um lugar pela primeira vez na prova e já demonstrou que pode vir a ser uma grande surpresa.
O Valerenga também se vai estrear numa fase de grupos, mas, em 2020/21, esteve presente nos 1/16 avos de final - quando ainda não existia esta fase e acabou por cair perante o Brondby, nas grandes penalidades.
Os restantes nomes na prova já se mostram velhos conhecidos. Roma, atual bicampeã, e Juventus, pentacampeã entre 2017/18 e 2021/22, são as representantes italianas em prova.
O Wolfsburg procura regressar aos tempos de glória, mas ainda atravessa um processo de reestruturação, enquanto o Bayern Munchen tem consolidado cada vez mais o projeto.
FC Twente e SKN St. Polten são as equipas que podem eventualmente vir a surpreender - tal como o BK Hacken na temporada passada. Real Madrid e Hammarby são os nomes mais frescos na mente portuguesa, depois de ter serem os carrascos de Sporting e Benfica.
A Liga dos Campeões arranca esta terça-feira e apenas termina em maio, no Estádio de Alvalade.