David Alonso é o novo campeão do mundo de Moto3, depois de ganhar pela décima vez este ano e pela 14.ª vez desde que está na classe no GP do Japão. Foi um momento histórico e emotivo para o piloto da CFMOTO Gaviota Aspar.

O colombiano revelou à transmissão oficial que as emoções fortes começaram ontem à noite antes de dormir: ‘Não sei o que está a acontecer hoje! Não sei porquê, é uma sensação muito estranha. Ontem, quando eu estava no hotel, antes de ir para a cama fui à casa-de-banho, olhei para mim mesmo ao espelho, e disse, «Amanhã serás campeão do mundo». E comecei a chorar ontem à noite. Não tinha a certeza se o conseguiria fazer, não tinha a certeza se seria hoje, mas a única coisa que eu tinha clara é que hoje daria o meu máximo’.

Na corrida deste domingo, Alonso chegou a ser sétimo e teve a sensação de que dificilmente alcançaria o título no final da mesma, mas encetou uma recuperação que o levou à vitória e ao título. O piloto comentou:

Foi uma corrida dura. Num momento eu disse, «Bem, vamos para a Austrália, porque hoje é demasiado difícil». Mas depois dei tudo, pela minha equipa, pela minha família, pelos meus amigos em casa, a minha escola, a minha escola de motos… não sei como agradecer a todos, mas é incrível. É o sonho de toda a minha vida, e não sei o que mais dizer. Sou campeão do mundo. Muito obrigado!