Em conferência de imprensa de antevisão ao jogo com a Polónia, marcado para este sábado, Roberto Martínez foi questionado acerca dos excessos do calendário desportivo e se planeia alguma rotação entre jogos e convocatórias. O selecionador nacional explicou a sua visão.
«É nossa responsabilidade proteger os jogadores, mas também é nossa responsabilidade utilizar a nossa informação para ter jogadores com frescura, que podem trabalhar para ganhar o jogo. É um debate, mas posso dizer que os jogadores gostam muito de jogar e preferiam jogar mais e treinar menos», começou por dizer.
«O importante é que as instituições deem um bom descanso e o problema é o espaço entre as épocas e não durante a época. É importante gerir os jogadores, já fizemos isso em março e relembro que utilizámos vários jogadores, precisamos de tomar decisões tendo em conta o contexto.»
Outra questão técnica esteve relacionada com o facto do último treino de Portugal ser esta sexta-feira, ainda na Cidade de Futebol, em detrimento de viajar mais cedo para poder treinar em Varsóvia e ficar a conhecer o relvado local. Roberto Martínez explicou a sua preferência:
«Acho que as condições, hoje em dia, são muito semelhantes. Para nós é importante ter um plano de preparação para o estágio em geral. Era importante termos quatro treinos na Cidade do Futebol, para controlarmos as nossas condições. O estádio de Varsóvia é espetacular, um dos melhores estádios do futebol europeu e podemos utilizar os treinos na Escócia para nos adaptarmos ao segundo jogo. Gostei muito da nossa preparação e do ambiente que tivemos, faz sentido treinar aqui antes do jogo contra a Polónia.»
Portugal entra em campo às 19h45 deste sábado, para defrontar a seleção polaca no terceiro jogo desta fase de grupos da Liga das Nações.
[O resto das declarações de Roberto Martínez em antevisão ao jogo]