Fabio Quartararo alcançou no GP da Emília Romanha de MotoGP um dos seus melhores resultados da época até agora, acabando em sétimo – que podia ter sido um top cinco, não fosse ter ficado sem combustível em cima do fim.

O francês da Monster Energy Yamaha ficou agradado com o desempenho, que considera ter sido o melhor até agora: ‘Penso que foi uma corrida verdadeiramente boa, de longe a melhor do ano. Fizemos um ótimo ritmo, não esperava ser assim tão veloz durante toda a corrida. Infelizmente, na penúltima curva não tínhamos combustível. Mas penso que podemos estar contentes. Vimos sempre os pilotos da frente bem perto de nós, por isso penso que demos um passo’.

Apesar de ter perdido a possibilidade de fazer um resultado ainda melhor, Quartararo considera que o mais importante foi o desempenho evidenciado: ‘Bem, sabem, se fosse uma curva antes, teríamos entrado nas boxes, por isso creio que o que vale não é a posição, mas a corrida que fizemos. No fim de contas, terminar em quinto ou em sétimo não é algo que realmente importe para nós; o que importa realmente é que demos alguns passos, e julgo que é muito interessante para o futuro’.

O que mudou para que a Yamaha esteja, aparentemente, a fazer bons progressos nesta fase? O campeão de 2021 respondeu: ‘É a mentalidade; a mentalidade mudou muito, temos trabalhado de uma forma desde fevereiro, mas não encontrámos realmente uma direção. E parece que no teste de Misano, antes de Misano 1, encontrámos algo que pode ser muito bom. A direção é muito direta, digamos. Sabemos o que temos de melhorar, depois, o como é que não sabemos verdadeiramente. E, claro, para nós a potência é algo que nos falta, para uma volta é importante, mas em especial para a corrida, julgo que é ainda mais importante para lutar’.

Numa fase positiva, Quartararo enfrenta agora o GP da Indonésia no qual subiu ao pódio em 2023, mas mostrou alguma cautela nas suas expectativas: ‘Penso que o primeiro passo é ver como a nossa moto está aqui, porque estivemos quase um mês em Misano. O potencial foi ótimo, mas julgo que é importante ver qual é o nosso potencial nesta pista. Em especial veremos no FP1, a pista estará muito suja, e creio que se nos qualificarmos no top dez no Treino, temos um grande potencial para fazer um bom resultado no domingo’.