O futebolista Francisco Moura trocou o Famalicão pelo FC Porto no último dia da janela de transferências de verão, tendo assinado um contrato de cinco temporadas, até junho de 2029, anunciaram esta sexta-feira os 'dragões'.
"O FC Porto adquire 100% dos direitos económicos do atleta pelo valor total de cinco milhões de euros (ME), retendo o Famalicão o valor correspondente a 10% de uma potencial futura transferência do jogador. O Famalicão assume a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devida a terceiros e o FC Porto declara que não terá encargos com serviços de intermediação", informou o clube 'azul e branco', em comunicado.
O defesa esquerdo, de 25 anos, acumulou quatro golos e 10 assistências em 77 jogos pelos famalicenses, aos quais tinha chegado por empréstimo do Sporting de Braga em 2022/23, convencendo a SAD presidida por Miguel Ribeiro a contratá-lo em definitivo por um ME na temporada seguinte.
"É o desafio mais exigente que já tive. Tenho plena noção disso, mas sinto que estou preparado pelas últimas épocas que fiz a um bom nível, principalmente a última. Vai ser muito bom. [A mudança para o FC Porto] Era algo que desejava muito e que estava para se concretizar há várias semanas. Estou muito feliz e não vejo a hora de poder pisar o relvado em dia de jogo", apontou, em declarações aos meios oficiais dos 'dragões'.
Formado no Sporting de Braga, cuja equipa principal representou entre 2020 e 2022, após ter estado cedido à Académica (2019/20), Francisco Moura era um dos totalistas do Famalicão na edição 2024/25 da Primeira Liga e despediu-se no domingo, ao capitanear a derrota na visita ao Vitória de Guimarães (2-1), da quarta jornada.
O campeão europeu de sub-19 por Portugal em 2018 ficou com uma cláusula de rescisão de 60 ME à chegada ao FC Porto e vai ter concorrência do brasileiro Wendell e do nigeriano Zaidu, que recupera de uma rotura ligamentar do joelho esquerdo desde fevereiro, tornando-se o quinto reforço 'azul e branco' para 2024/25.
"É uma posição que queríamos reforçar e ele traz consigo experiência, conhecimento do campeonato e do jogo, uma boa estrutura defensiva e capacidade de chegar ao ataque. Acreditamos que é um atleta que nos dará muito rendimento no corredor esquerdo", disse o diretor desportivo do FC Porto, o espanhol Andoni Zubizarreta.
Os 'dragões' já tinham recebido o defesa central argentino Nehuén Pérez e o médio Fábio Vieira, emprestados pelos italianos da Udinese e pelo vice-campeão inglês Arsenal, respetivamente, e os avançados Samu Omorodion, oriundo dos espanhóis do Atlético de Madrid, e Deniz Gül, contratado aos suecos do Hammarby.
"É um jogador de futuro que, apesar de já ter experiência, ainda tem uma vasta carreira pela frente. Achamos que vai ser um elemento importante para o plantel, porque irá contribuir com os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo. Desejo-lhe toda a sorte para que o possamos ver em breve", finalizou Andoni Zubizarreta.
Com LUSA