É oficial, o futebol vai perder a máxima goleadora do futebol internacional - masculino e feminino. Foi na tarde desta sexta-feira, dia 27 de setembro, que Christine Sinclair anunciou a retirada no final da temporada.

A despedida está marcada para dia 2 de novembro, onde as Portland Thorns vão receber o Angel City.

Sinclair deixa o desporto rei com vários recordes estabelecidos por si. Um dos maiores feitos da avançada de 41 anos serão, certamente, os 190 golos que marcou ao serviço do Canadá e que lhe garantem o título de máxima goleadora do futebol internacional.

Além do recorde de golos, detém ainda o recorde de presenças pela seleção canadiana, ao todo são: 331 partidas disputadas. Destaque ainda para o ouro conquistado nos Jogos Olímpicos de 2021, e o bronze em 2012 e 2016.

Na sua carreira representou: Portland Pilots (EUA - universitário), Vancouver Whitecaps (Canadá), FC Gold Pride (EUA), New York Flash (EUA) e Portland Thorns (EUA).

Disputou 12 épocas ao serviço das Portland Thorns - única jogadora que representou o clube em todas as suas épocas desde a sua criação -, onde conquistou seis títulos. Destacam-se as conquistas da NWSL em 2013, 2017 e 2022.

Cansado de recordes, caro leitor? A avançada também é a melhor marcadora da história da formação de Portland com 79 golos marcados nos 195 jogos em que participou.

A lista é extensa e nunca mais sairíamos daqui. Fica, portanto, o nosso agradecimento a uma das melhores de sempre. Obrigado, Christine Sinclair.