Os resultados não acompanham a perceção geral da temporada do FC Porto que, para um ano zero, têm sido bastante positivos. Os dragões só por uma vez não perderam nesta edição da Liga Betclic e, apesar do arranque em falso, permanecem bem vivos depois da primeira vitória na competição. Vitória sem brilho, daí as dúvidas, inquietações e fantasmas que continuam a resistir.

Enquanto continuar a trabalhar sobre vitórias, com mais ou menos pontos de interrogação, Vítor Bruno continuará mais perto de dar ao FC Porto a solidez defensiva e a criatividade ofensiva que precisa. O próximo teste coloca os dragões frente a frente com o AVS SAD, recém-promovido ao primeiro escalão, num dia de reencontros fortes para Jorge Costa. O encontro joga-se na Vila das Aves a partir das 20:15 da próxima segunda-feira, dia 28 de outubro.

3 odds para apostar no AVS SAD x FC Porto na Betclic

3 aspetos táticos a observar no AVS SAD x FC Porto

Acompanhamento do extremo: Diante do Sporting, adversário de nível semelhante, o AVS SAD colocou um dos extremos a baixar constantemente para evitar situações de desvantagem numérica na última linha. A estratégia pode ser replicada diante do FC Porto – como já foi, a espaços, noutro jogos – para permitir maior controlo da largura, mas obrigará sempre a retirar um jogador da frente, oferecendo maior liberdade à construção dos dragões. A manta não estica para todas as direções.

Altura da linha defensiva do FC Porto: A entrada de Tiago Djaló nas opções de Vítor Bruno traz benefícios com bola, mas também sem ela. Pela velocidade e capacidade de queimar metros em recuperação, dá mais opções aos dragões que podem defender mais baixo em campo, ou subir linhas, reduzindo o espaço jogável do campo. Diante do AVS SAD deve ser esta a postura adotada, caso o português mantenha a titularidade.

Duelos no corredor esquerdo do FC Porto, direito do AVS SAD: Vítor Campelos faz do lado direito o mais equilibrado defensivamente, com o maior apoio do extremo a proteger Fernando Fonseca e com as coberturas mais próximas de Gustavo Assunção. É à esquerda que, por conjugar Francisco Moura e Wenderson Galeno, o FC Porto tem maior capacidade de agressão e de exploração do corredor. Dará, certamente, um duelo interessante.

3 registos que a história nos dá

  1. FC Porto e AVS SAD nunca se defrontaram na história.
  2. Diante do FC Porto B, na última temporada, registou-se uma vitória e uma derrota para cada lado.
  3. O AVS SAD ainda não perdeu em casa nesta edição da Liga Betclic

3 jogadores a ter em conta no AVS SAD x FC Porto

John Mercado: O extremo do AVS SAD é o principal desequilibrador do conjunto orientado por Vítor Campelos, principalmente em cenários propícios a espaço e a metros nas costas dos defesas. Se não for demasiado exigido em tarefas defensivas, poderá ser a principal válvula de escape para definir transições a partir do corredor esquerdo.

João Mário: A luta acesa pela titularidade no lado direito da defesa é a mais interessante em todo o plantel do FC Porto. O previsível titular é mais forte por fora, atacando a linha e libertando o extremo dos dragões para poder atuar também por dentro. Defensivamente tem fragilidades que, ainda assim, conseguem ser colmatadas pelo volume ofensivo que oferece ao jogo dos dragões. Martim Fernandes está à espreita e vem de boas exibições.

Nico González: É o principal destaque do FC Porto nesta temporada, quer jogando mais adiantado no terreno, quer partindo de posições mais baixas. Acrescentou golo e capacidade definidora na grande área, sem perder a vertente mais construtora, recuando em campo e dando soluções através do passe e da condução para os dragões progredirem em campo.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

AVS SAD: Guillermo Ochoa; Fernando Fonseca, Jorge Teixeira, Cristian Devenish, Kiki Afonso; Gustavo Assunção, Jaume Grau, Luís Silva; Issiaka Kamate, John Mercado, Rodrigo Ribeiro.

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Nehuén Pérez, Tiago Djaló, Francisco Moura; Alan Varela, Stephen Eustáquio, Nico González; Pepê, Wenderson Galeno, Samu Aghehowa.

Arbitragem:

  • Árbitro: Miguel Nogueira
  • Assistentes: Pedro Ribeiro e Nuno Pires
  • 4.º árbitro: Sérgio Guelho
  • VAR: Rui Costa
  • AVAR: Nuno Manso

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO: