Ninguém para o Sporting, claro favorito à revalidação do título de campeão nacional, preconizado por Rúben Amorim no Marquês de Pombal em maio. Mais do que o registo 100% vitorioso dos leões nesta edição da Liga Betclic, fica a sensação de impotência da maioria dos adversários do Sporting e que se refletiu nas vitórias tranquilas diante do Arouca e do AVS SAD nas últimas jornadas.

Os leões regressam a um campo com boas memórias. Na última época, a Amoreira foi o local da consagração verde e branca, tendo os leões entrado em campo já coroados como campeões nacionais. Numa fase muito mais precoce da temporada, o Estoril Praia volta a receber o Sporting numa fase mais delicada da época. O jogo tem apito inicial marcado para as 20:15 desta sexta-feira, 27 de setembro, e abre a sétima jornada da Liga Betclic.

3 odds para apostar no Estoril Praia x Sporting na Betclic

3 aspetos táticos a observar no Estoril Praia x Sporting

Postura do Estoril Praia: Ian Cathro marcou um ponto de viragem face ao futebol positivo que Vasco Seabra implementou nos canarinhos. O técnico escocês tem uma abordagem com menos risco e menos sede de baliza adversária, privilegiando o momento defensivo e a organização defensiva à vontade de ameaçar e de marcar. Não é coincidência que o clube some dois 0-0 nesta edição da Liga Betclic e a forma como se remeteu ao meio-campo defensivo depois de empatar (2-2) o jogo com o Rio Ave explica o pensamento do Estoril Praia. Diante de uma equipa como o Sporting, não se espera senão uma equipa a defender atrás e a tentar retardar ao máximo o primeiro golo dos leões.

Perfil do substituto de Pedro Gonçalves: Rúben Amorim não é capaz de esconder a admiração por Pote, jogador absolutamente central na dinâmica ofensiva dos leões. Sem o português, que continua a recuperar de uma lesão muscular, o técnico verde e branco terá de mudar as características do corredor, uma vez que não há nenhum substituto (ao nível do perfil) de Pedro Gonçalves no plantel. A forma de atacar do Sporting estará dependente da presença de um nome mais físico e menos associativo como Conrad Harder ou de um nome mais combinativo e capaz de funcionar como terceiro médio como Hidemasa Morita, possibilidade que Rúben Amorim já levantou. A ausência de Marcus Edwards impede a solução mais óbvia.

Possibilidade dos sistemas espelharem: Embora com várias ramificações dentro do jogo relacionadas à variabilidade na construção (alternando saídas a 3 e a 4, mais curtas e mais diretas) e à mutabilidade do desenho na pressão, com o Sporting a defender muitas vezes em 4-4-2, o ponto de partida dos leões é o 3-4-2-1, muitas vezes um 3-2-5 a atacar. O 4-3-3 do Estoril Praia, com um médio a partir de fora e com liberdade para jogar por dentro, pode dar lugar a um sistema ligeiramente diferente com a possibilidade de Ian Cathro reforçar a linha defensiva com mais um defesa central (até pela lesão de Xeka) em cima da mesa. Peças diferentes podem mudar o decorrer do jogo.

3 registos que a história nos dá

  1. Desde que o Estoril Praia regressou à primeira divisão em 2021/22 que o Sporting venceu todos os jogos diante dos canarinhos.
  2. 20% dos jogos realizados na Amoreira entre Estoril Praia e Sporting (7 em 34) terminaram com uma vitória dos leões por 2-1.
  3. Dois jogadores do Sporting – Viktor Gyokeres (10) e Pedro Gonçalves (4) – têm tantos ou mais golos que o Estoril Praia (4) nesta edição da Liga Betclic.

3 jogadores a ter em conta no Estoril Praia x Sporting

Wagner Pina: O lado direito do Estoril Praia era a principal força do clube na última temporada com Rodrigo Gomes como titular indiscutível e Wagner Pina em crescimento. A saída do ala que brilhou por empréstimo do Braga permitiu ao lateral direito que chegou para integrar os sub-23 dos canarinhos assumir a titularidade. O cabo-verdiano é enérgico pelo corredor, mostrando qualidade técnica para jogar mais recuado ou atacar a linha final e gerando vantagens a partir da direita.

Viktor Gyokeres: Destaque claro, unânime e inevitável na temporada do Sporting. A temporada passada já havia sido esclarecedora e comparando números, só diante do FC Porto, em dezembro, é que o sueco chegou aos 10 golos. Agora nem foi preciso chegar ao fim de setembro. Além da relação com a baliza, tem evoluído em apoio, ligando com os colegas, e é uma opção para os leões esticarem jogo.

Conrad Harder: A dupla com Viktor Gyokeres deve funcionar apenas em situações de recurso como vagas de lesões ou cenários muito fechados em jogos apertados, mas conviver com o sueco é um benefício para Conrad Harder que não joga sob a pressão de ter de mostrar números de forma constante. As comparações com o sueco são naturais pela ligação com a baliza (a forma como recebe e se enquadra no golo marcado ao AVS SAD é evidência) e pelos movimentos de ataque ao espaço.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

Estoril Praia: Joel Robles; Wagner Pina, Pedro Álvaro, Eliaquim Mangala, Kévin Boma, Pedro Amaral; Michel Costa, Vinícius Zanocelo; Yanis Begraoui, João Carvalho, Alejandro Marqués.

Sporting: Franco Israel; Geovany Quenda, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo; Morten Hjulmand, Hidemasa Morita; Francisco Trincão, Conrad Harder, Viktor Gyokeres.

Arbitragem:

  • Árbitro: João Gonçalves
  • Assistentes: João Bessa Silva e Ângelo Carneiro
  • 4.º árbitro: Flávio Lima
  • VAR: Bruno Esteves
  • AVAR: Gonçalo Freire

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO: