Na última temporada não houve, para o FC Porto, nenhum adversário mais difícil de defrontar que o Estoril Praia. Em quatro jogos, a equipa grande na balança foi o Estoril Praia que venceu por três ocasiões, duas das quais na Liga Betclic e foi um dos mais duros entraves aos dragões. A época é nova, as lideranças no banco também o são e há toda uma nova história para escrever.

Ambas as equipas chegam à nona jornada depois de duas vitórias gordas e moralizantes. Se o FC Porto precisava da exibição contundente, o Estoril Praia necessitava urgentemente de pontos e de uma vitória. Só uma das equipas manterá esta rota no encontro deste domingo, dia 3 de novembro, a partir das 20:30. O Dragão veste-se de azul e amarelo, mas não quer morrer na praia.

3 odds para apostar no FC Porto x Estoril Praia na Betclic

3 aspetos táticos a observar no FC Porto x Estoril Praia

Conjugação de perfis no ataque: A exibição contundente do FC Porto diante do AVS SAD trouxe um novo desenho ao ataque dos dragões que se aproximaram, em certos aspetos, do início da temporada. Com Danny Namaso e Fábio Vieira a entrar no onze e Pepê a passar para o corredor esquerdo, o FC Porto conseguiu gerir melhor o seu jogo ofensivo, aumentando o tempo de ataque e o critério nas ações do último terço. Em certos contextos pode ser útil a vertigem constante, mas na Liga Betclic esta versão mais tecnicista pode ser mais útil a Vítor Bruno.

Consistência defensiva: A procura da consistência defensiva é a tónica dominante da temporada do Estoril Praia de Ian Cathro. Os canarinhos são, ainda assim, permeáveis defensivamente num 4-3-3 em que os extremos defendem mais à frente e são os médios interiores a fazer as coberturas no corredor lateral e o médio mais defensivo a colocar-se entre os centrais. A postura do Estoril Praia, que rejeita em muitas ocasiões a bola, obriga a uma solidez extra dos jogadores do setor mais recuado, na tentativa de arrastar a baliza a zeros ao máximo de tempo possível.

Diferença de perfis no ataque: Não podiam ser mais díspares os perfis dos avançados de FC Porto e Estoril Praia. Samu Aghehowa é um jogador de remate fácil e ataque ao espaço, forte nas ruturas e nos duelos corpo a corpo e autossuficiente no seu jogo, garantindo chegadas com perigo à baliza adversária sem precisar de envolvência dos companheiros. Alejandro Marqués é um jogador diferente, que joga melhor com bola no pé do que sem ela e que funciona como elo de ligação entre os setores do Estoril Praia. Esta época tem sido frequentemente incompreendido, jogando demasiado longe dos médios de qualidade que os canarinhos têm.

3 registos que a história nos dá

  1. Na última temporada o Estoril Praia venceu três dos quatro jogos realizados diante do FC Porto.
  2. Na última edição da Liga Betclic o FC Porto não marcou qualquer golo ao Estoril Praia.
  3. A derrota no Dragão da última temporada colocou um ponto final a uma série de seis triunfos consecutivos dos azuis e brancos no seu reduto.

3 jogadores a ter em conta no FC Porto x Estoril Praia

Martim Fernandes: À direita está uma das principais dores de cabeça de Vítor Bruno e, nos últimos jogos, foi o mais jovem dos laterais a garantir lugar no onze. É um jogador mais completo que João Mário no ponto de vista defensivo, onde é um lateral de raiz, mas também ofensivamente onde tem outra capacidade técnica e interpretativa para atuar mais recuado no terreno e para se envolver por dentro.

Fábio Vieira: Ainda está longe da forma ideal, do ritmo de jogo necessário e da panóplia de recursos que consegue oferecer ao FC Porto. O médio está a encontrar o seu espaço ao pouco no plantel dos dragões, mas mesmo nestas condições oferece coisas novas e necessárias aos azuis e brancos. Pode partir da direita ou jogar mais por dentro e tem no último terço o espaço próprio para brilhar e, aos poucos, recuperar a confiança.

Jordan Holsgrove: Não tem tido o percurso mais linear no Estoril Praia muito por culpa das lesões, mas é um jogador de destaque nos canarinhos. Orienta a saída de bola, oferece variáveis diferentes no passe (mais curto, mais longo, diagonal, horizontal ou vertical) e sabe bater bolas paradas. Marcou de livre na última jornada e em pleno Estádio do Dragão há apenas um ano.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Tiago Djaló, Francisco Moura; Alan Varela, Nico González, Fábio Vieira; Pepê, Wenderson Galeno, Samu Aghehowa.

Estoril Praia: Joel Robles; Wagner Pina, Pedro Álvaro, Kévin Boma, Pedro Amaral; Jordan Holsgrove, Michel Costa, Vinícius Zanocelo; João Carvalho, Fabrício Garcia, Alejandro Marqués.

Arbitragem:

  • Árbitro: David Silva
  • Assistentes: Nuno Manso e Nelson Cunha
  • 4.º árbitro: Anzhony Rodrigues
  • VAR: Hélder Carvalho
  • AVAR: Francisco Pereira

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO: