Às vezes, não importa quanta preparação ou habilidade um piloto traga para a pista, o destino tem outros planos. Para Will Power da Team Penske, o Grande Prémio da Música da Cidade, no Nashville Superspeedway, deu um golpe devastador às suas aspirações ao campeonato de IndyCar, uma vez que uma falha mecânica inesperada — o desengate dos seus cintos de segurança — o colocou fora da corrida logo no início.

Power, que começou a final de 206 voltas com esperanças de desafiar Alex Palou pelo título de 2024, foi de repente forçado a entrar nas boxes quando o cinto principal que segurava a sua cintura se desconectou inesperadamente apenas alguns minutos após o início da corrida. Apesar da rápida ação da equipa do Chevrolet nº 12 de Power, liderada pelo chefe de equipa Trevor Lacasse, cinco voltas cruciais foram perdidas no processo de assegurar os cintos. Como resultado, as esperanças de Power para o campeonato desmoronaram num instante.

“Estava apenas a conduzir na reta da frente, e senti um estalido no cinto de segurança. Sentiu-se um pouco solto, e então baixei-me, e o cinto estava fora. Foi aí que soube que tínhamos de entrar nas boxes,” explicou Power.

A questão, que se repetiu mais tarde na corrida, deixou a equipa perplexa. Power e a sua equipa conseguiram resolver o problema mais rapidamente da segunda vez, mas o dano à sua corrida já estava feito. O piloto da Penske terminou com oito voltas de atraso e viu a sua posição em segundo lugar na classificação escorregar para quarto lugar geral.

“Teremos de enviar os cintos de volta ao fabricante,” observou Power, ainda perplexo com a falha incomum. “É algo que nunca experimentei antes, e estou apenas grato por não ter se tornado um problema de segurança maior.”

Apesar do revés esmagador, Power manteve o seu desportivismo característico. Foi um dos primeiros a congratular o seu amigo e rival Alex Palou, que conseguiu assegurar o seu terceiro título de IndyCar em quatro anos com uma performance dominante.

“Já tive todo o tipo de falhas antes — motores, caixas de velocidades, e agora uma falha na correia. É dececionante, mas um enorme parabéns ao Alex. Ele tem sido um concorrente difícil e gostei de competir contra ele,” disse Power. “Tem sido uma temporada sólida para toda a equipa, mas claro que queríamos esse campeonato. Voltaremos mais fortes no próximo ano.”

Para Power, a perda em Nashville pode ter posto fim à sua candidatura ao título de 2024, mas apenas alimentou a sua determinação de voltar ainda mais forte em 2025.