Os Estados Unidos estão nas meias-finais de futebol em Paris 2024. As maiores vencedoras do torneio eliminaram, neste sábado, o Japão, por 1-0.

Apesar da boa campanha do conjunto nipónico na fase de grupos, tendo terminado em segundo lugar num grupo com Espanha, Brasil e Nigéria, mal se viu o Japão no primeiro tempo. Sob o olhar atento da lenda norte-americana, Megan Rapinoe, os Estados Unidos iam somando oportunidades, ainda que não tenha sido fácil ultrapassar a defesa japonesa.

No segundo tempo, nenhuma das duas equipas conseguiu chegar com perigo à baliza adversária e a partida seguiu para prolongamento. Só no tempo adicional foi possível ver um golo no Estádio Parque dos Príncipes.

Aos 105+2 minutos, Crystal Dunn descobriu Trinity Rodman na área japonesa, a avançada norte-americana fletiu para o meio e atirou um 'foguete' ao ângulo direito da baliza de Ayaka Yamashita, que não tinha qualquer hipóteses de defesa.

O golaço de Rodman acabou por garantir a vitória para os Estados Unidos. A seleção que mais vezes venceu os Jogos Olímpicos terão como próximas adversárias as vencedoras do Canadá-Alemanha.