Incrível! Depois estarem a perder o encontro praticamente todo, os Estados Unidos deram a volta ao marcador e derrotaram a Sérvia, por 95-91, garantindo presença na final do torneio de basquetebol dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Foi a seleção europeia que cedo agarrou controlo da partida, determinada a vingar a derrota da fase de grupos (110-84). Os sérvios, com Nikola Jokic mostraram-se mais fortes e chegaram ao 1.º período a vencer por 31-23. E não vacilaram na liderança do duelo. Os norte-americanos tentaram ripostar, mas a seleção dos Balcãs manteve-se firme, ao ganhar o 2.º quarto (23-20) e indo para o intervalo a ganhar por 54-43.

Na segunda parte, a Sérvia voltou a mostrar-se ligeiramente superior, estendendo a vantagem para 13 pontos na ida para os últimos 10 minutos (76-63), mas aí deu-se a reviravolta. Pela calada, Stephen Curry (12/19 de lançamentos de campo) ia mantendo a eficácia e com 36 pontos ajudou os Estados Unidos a empatarem a partida, depois de cinco minutos arrasadores no 4.º parcial (21-8).

Os europeus tentaram reagir, mas a Dream Team continuou embalada e chegou à liderança a dois minutos e meio do fim. Nesta posição, os norte-americanos não vacilaram e não deram espaço para resposta sérvia, selando assim o triunfo final. Apesar do espetáculo de Curry, a exibição de LeBron James não passou despercida, já que fez triplo-duplo, marcando 16 pontos, 10 assistências e 12 ressaltos).

Nikola Jokic ficou-se pelos 17 pontos (com 5 ressaltos e 3 assistências), mas o destaque sérvio foi Bogdan Bogdanovic que juntou quatro ressaltos e 3 assistências aos 20 pontos que registou, sendo o melhor marcador da Sérvia do encontro, que vai lutar pelo bronze contra a Alemanha, a 10 de agosto.

A equipa liderada pelo selecionador Steve Kerr junta-se assim à anfitriã França na luta pela medalha de ouro, também no mesmo dia, depois de os gauleses derrotarem os germânciso, por 73-69, na primeira meia-final.

(notícia atualizada às 22h06)