A França, detentora do titulo olímpico e europeu, e a Espanha, bronze em Tóquio 2020 e no Mundial 2023, asseguraram este domingo as últimas duas vagas nos quartos de final do torneio masculino de andebol de Paris 2024.

A fase a eliminar começa quarta-feira com os jogos entre Alemanha e França, entre Egito e Espanha, mas também com o embate entre Noruega e Eslovénia e entre Dinamarca e Suécia.

Com um golo de Aleix Gómez Abello a quatro segundos do fim do encontro, a Espanha triunfou por 32-31 frente à Croácia, para chegar à terceira posição do Grupo A, e a campeã olímpica França venceu por 24-20 a Hungria e terminou em quarto no Grupo B.

A Suécia conquistou a sua terceira vitória na quinta e última jornada do Grupo A frente ao Japão, por 40-27, e, depois de um importante e decisivo triunfo na sexta-feira sobre a Croácia (38-27), garantiu um lugar nos quartos de final.

Apesar de errática durante a fase preliminar, a Suécia alcançou o seu triunfo mais folgado frente ao Japão, que pela primeira vez na sua história deixa os Jogos Olímpicos sem qualquer triunfo, depois de perder por um golo com a Croácia (30-29) e com a Eslovénia (29-28).

A Espanha entrou bem no jogo com a Croácia, a vencer por 20-15 ao intervalo, mas acabou por sofrer nos derradeiros minutos em que só conseguiu garantir os dois pontos com um golo de Aleix Gomez Abello a quatro segundos do fim (32-31).

A Alemanha terminou o Grupo A na primeira posição, com quatro vitórias, depois de vencer na derradeira jornada da fase preliminar a Eslovénia, por 36-29, na partida que decidiu as duas primeiras posições.

O triunfo germânico no Grupo A tem, no entanto, um sabor agridoce, uma vez que irá disputar os quartos de final com a campeã olímpica França, igualmente detentora do título europeu e vice-campeã mundial, que só ao último jogo conseguiu assegurar o quarto posto no Grupo B.

A Dinamarca dominou este agrupamento, com cinco vitórias em cinco jogos, a última das quais por 32-25 frente à Noruega, igualmente apurada na terceira posição, não deixando por mãos alheias o estatuto de campeã mundial e vice-campeã olímpica e europeia.

Ainda no mesmo grupo, e inesperadamente de forma tardia, a anfitriã França validou a sua presença nos ‘quartos’ com uma vitória por 24-20 frente à Hungria – responsável pelo afastamento de Portugal no torneio pré-olímpico –, que terminou na quinta posição.

Na tentativa de chegar ao primeiro triunfo, e já com o recuperado Diego Simonet em jogo, que falhou três jogos por lesão, a Argentina entrou bem frente ao Egito, chegando ao intervalo a vencer por 15-14, mas os faraós deram a volta e venceram por 34-27.

O Egito terminou o Grupo B na segunda posição, com sete pontos, atrás da Dinamarca, primeira com 10, e à frente da Noruega, terceira, com seis, e da França, quarta, com cinco. Hungria, com dois, e Argentina, com zero, foram eliminadas.