A judoca Patrícia Sampaio está nas meias-finais de -78kg dos Jogos Olímpicos de Paris depois de ter vencido, por ippon, a chinesa Zhenzhao Ma.

A atleta portuguesa continuou a série de vitórias em menos de um minutos e, ao fim de 49 segundos de combate, derrotou a adversária Zhenzhao Ma, carimbando a passagem às meias-finais do torneio.

Depois de um honroso nono lugar em Tóquio 2020, a judoca de 25 anos já garantiu, em Paris, que irá, pelo menos, fazer melhor. E não podia ter iniciado a sua caminhada de melhor forma.

Na primeira ronda, frente à queniana Zeddy Cherotich, uma adversária em teoria acessível, a portuguesa não vacilou e, apenas 20 segundos após o início do combate, confirmou a superioridade que lhe era reconhecida.

Nos 'oitavos', derrotou a, teoricamente, favorita Madeleine Malonga, que foi prata em Tóquio. Num combate que durou 57 segundos, a atleta lusa não se deixou intimidar e venceu por ippon a adversária.

A judoca portuguesa já garantiu o quinto diploma olímpico para Portugal - atribuído aos oito primeiros classificados de cada prova.

Na eliminatória que antecede a final, Patrícia Sampaio irá defrontar a italiana Alice Bellandi, líder mundial da categoria e vice-campeã mundial a quem nunca ganhou, a partir das 15:42.

-Mínimos Olímpicos: judoca Patrícia Sampaio explica como um combate pode decidir-se em segundos

A grande final está marcada para esta quinta-feira a partir das 16:18.