E eis que, 51 anos depois, o Botafogo volta a estar entre as quatro melhores equipas da Libertadores. Esta madrugada, contra o São Paulo, a equipa de Artur Jorge conseguiu o apuramento para as meias-finais da competição depois de vencer no desempate por penáltis.
A primeira mão tinha terminado com um 0-0 que obrigava as duas equipas a lutarem pela vitória nesta segunda mão disputada no Morumbi, casa do São Paulo. E assim foi, com o Botafogo a chegar ao 0-1 aos 15', por Thiago Almada, confirmando estar melhor na partida nos primeiros minutos.
Aos poucos, o São Paulo foi conseguindo intrometer-se no domínio do jogo e começar a criar perigo. Foi assim no fim da primeira parte (onde Lucas Moura falhou um penálti) e no início da segunda, com o Botafogo a controlar através da defesa e a espreitar sempre contra-ataques... que não deram em golo.
O golo, esse, surgiu do outro lado numa altura em que o Botafogo já pensava nas meias-finais. Jonathan Calleri empatou o jogo e a eliminatória e mandou a decisão para os penáltis... onde foi o primeiro a falhar.
Seguiram-se três penáltis marcados para o Botafogo e quatro para o São Paulo. Vitinho falhou para o Botafogo, mas no verdadeiro mata-mata Rodrigo Nestor falhou para o São Paulo... e Matheus Martins não perdoou para o Botafogo.
Agora, o Botafogo espera adversário nas meias-finais. Vai ser entre Flamengo e Peñarol, que decidem na próxima madrugada a passagem, sendo que a vantagem está do lado dos uruguaios (0-1). Na outra meia-final vai haver um River Plate - Atlético Mineiro.