PARIS - A conferência de imprensa dos medalhistas do triplo salto começou de forma insólita e tudo por causa de... Pedro Pablo Pichardo.

No anúncio feito na sala de imprensa, foi feito um aviso: «A conferência dos medalhistas vai ter apenas o vencedor do ouro e do bronze. Procurámos o medalha de prata por todo o estádio, mas ninguém o conseguiu encontrar».A

Jordan Díaz e Andy Díaz, ambos nascidos em Cuba, tal como Pichardo, mas a representar Espanha e Itália, respetivamente, responderam às perguntas dos jornalistas, tendo o lugar do português permanecido vazio.

De referir que o espanhol foi questionado sobre a relação com Pichardo, com quem se desentendeu nos Europeus de Roma, há pouco mais de um mês, começou por colocar as mãos na cara... «Porque me fazem essa pergunta? Estivemos a competir. Eu não quero responder a isso. Muda a pergunta se quiseres», reagiu.

Após a pergunta seguinte, Jordan ainda se dirigiu a Andy e atirou-lhe um irónico: «O teu amigo...», fazendo alusão, provavelmente, ao facto de Andy e Pichardo terem tirado fotos juntos após a conclusão da prova.

O Comité Olímpico de Portugal justificou depois a ausência de Pichardo com o facto de ter sido comunicado que a conferência seria no sábado, depois da cermiónia de pódio.

(notícia atualizada)