A Ducati é atualmente o construtor de referência no MotoGP, e o seu domínio parece não ter fim à vista. Quando faltam apenas cinco rondas para o fim da época, só por uma vez os italianos foram derrotados numa corrida principal em 2024 – por Maverick Viñales (Aprilia) no GP das Américas.

O espanhol comentou que a Ducati melhora consideravelmente durante um fim de semana, algo que é difícil compreender: ‘Podemos ver o quanto especialmente o esquadrão Ducati consegue melhorar de sábado para domingo, e por vezes é difícil de esperar. Porque, em várias pistas, se pegares na sexta-feira, consegues ver-te na luta para ganhar a corrida. Mas depois, quando chegamos a domingo, eles são sempre 0,3s mais velozes. Portanto, é muito difícil de entender se é algo técnico’.

Algo que tem vindo a impressionar é a consistência da Ducati, que se mostra superior à concorrência em praticamente todas as pistas e condições. Viñales admitiu que é algo que intriga:

A moto neste momento é forte o suficiente para ser constante em todas as pistas, mas é verdade que por exemplo eu e o Pedro [Acosta] parecíamos muito fortes e concorrentes para a Ducati no início do ano. Mas agora são resultados inconstantes, e eles são capazes de ser muito mais consistentes. É uma pergunta que todos nós tentamos entender – como conseguem eles ser tão consistentes em todas as pistas – independentemente das condições, se está molhado, seco, metade, eles são sempre velozes. Por isso precisamos mesmo de compreender, e é uma boa pergunta. Porque acho que a maioria do paddock está a perguntar o mesmo o tempo todo: por que é que eles são capazes de ser tão velozes em todas as condições?