A Seleção Nacional portuguesa de futebol de praia goleou esta sexta-feira o Cazaquistão por 12-0 no duelo da primeira jornada da qualificação para o Campeonato do Mundo da categoria, que se realiza em 2025, nas Ilhas Seychelles. O resultado obtido permite a Portugal liderar para já a classificação do Grupo C, com três pontos, os mesmos da Estónia, que também entrou a vencer nesta fase da competição, com um triunfo sobre a Alemanha por 5-2.

Com Pedro Mano, Rui Coimbra, Jordan Santos, Bê Martins e Léo Martins no cinco inicial, Portugal não deu quaisquer hipóteses à congénere do Cazaquistão, com André Lourenço (7'), Léo Martíns (7') e Bê Martins (9') a colocarem a equipa nacional em vantagem no final do primeiro período. No segundo período, Miguel Pintado (5') e Pedro Mano (7') ampliaram a vantagem portuguesa para 5-0, que viria a aumentar (e de que maneira) no terceiro e último período do encontro, com golos de Jordan Santos (3'), Bernardo Lopes (4', 6' e 12'), Rodrigo Pinhal (8'), Léo Martins (10') e Miguel Pintado (10').

Portugal volta a entrar em campo no domingo, às 17 horas de Lisboa, diante da Estónia, na luta pela liderança do Grupo C. O terceiro e último embate do estágio em Cádiz (Espanha), local onde se disputa a qualificação para o Mundial de futebol de praia, acontecerá na segunda-feira, frente à Alemanha.

O Mundial de futebol de praia disputar-se-á nas Ilhas Seychelles, em 2025, entre os dias 1 e 11 de maio, na Ilha de Mahé.

Portugal, atual campeão europeu da modalidade, já conquistou o título mundial em duas ocasiões, primeiro em 2015 e, mais recentemente, em 2019.