Prenda de aniversário antecipada para Sophia Smith. A avançado - que faz anos no dia da final do torneio - fez o golo solitário que carimbou a passagem dos Estados Unidos da América à última fase dos Jogos Olímpicos, na vitória por 1-0 diante da Alemanha.

Foi um jogo muito duro de resolver para cada uma das equipas. No entanto, foram as norte-americanas a entrar melhor no encontro e a tentar de tudo para bater Ann-Katrin Berger na baliza alemã.

As oportunidades de golos iram aparecendo, mas a bola simplesmente teimou em não ultrapassar a linha de golo. Aqui, surgiu a esperança alemã.

No retomar do encontro, após o intervalo, tudo se equilibrou. A seleção alemã tornou-se mais combativa a nível ofensivo e, no que concerne à defesa, conseguiu dificultar as iniciativas dos Estados Unidos.

Chegado o final do tempo regulamentar e com um empate a zero no marcador, foi preciso o prolongamento e Sophia Smith para tudo se resolver.

A passe de Mallory Swanson, a avançado que atua ao lado de Ana Dias nas Portland Thorns disparou para o fundo da baliza de Berger, sem grande hipótese de defesa para a guardiã alemã.

Assim, os Estados Unidos garantiram presença na final do torneio dos Jogos Olímpicos e aguardam o segundo finalista que se decidirá na noite desta terça-feira entre Brasil e Espanha. A Alemanha fica pela luta pela medalha de bronze.