Os Jogos Olímpicos Paris 2024 estão a entrar na última semana de competição e centenas de medalhas já foram entregues a desportistas de diversos países.

Para além de uma medalha, um peluche da mascote das Olimpíadas e uma caixa com um póster do evento, alguns medalhistas também recebem recompensas financeiras adicionais pelo seu esforço.

Embora o Comité Olímpico Internacional não distribua prémios monetários para quem conquista ouro, prata ou bronze, vários países recompensam os seus atletas com bónus de medalhas, com o preço a variar consoante a posição no pódio.

Julian Finney

Segundo o canal norte-americano CNBC, Hong Kong é o país que paga mais aos seus desportistas. Conquistar uma medalha de ouro vale cerca de 703 mil euros, de prata qualquer coisa como 351 mil euros e de bronze ronda os 175 mil euros.

Singapura, Indonésia, Israel e o Cazaquistão completam o Top 5 dos países que mais recompensam financeiramente os seus atletas.

Comités Olímpicos Nacionais via CNBC

Carros, vacas e apartamentos

Para além de valores monetários, alguns atletas podem ser recompensados com apartamentos, carros e até vacas, tanto pelos governos locais, como por empresas privadas.

No Cazaquistão, os medalhistas podem ganhar 250 mil dólares por uma medalha de ouro, 150 mil por uma medalha de prata e 75 mil por uma de bronze. O Estado também distribui apartamentos para os atletas.

Na Malásia, os desportistas recebem dinheiro por parte do Conselho Nacional do Desporto mas também ganham outros incentivos, como apartamentos de luxo ou carros de "importação estrangeira".

Já no Japão, a mesatenista Kasumi Ishikawa recebeu de presente 100 sacos de arroz após conquistar uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

As indonésias Apriyani Rahayu e Greysia Polii, que venceram o ouro no Badminton receberam cinco vacas, um restaurante de almôndegas e uma casa nova.

A Grã-Bretanha e a Noruega estão entre os países em que os seus atletas não recebem nenhum bónus por subirem no pódio.

Portugal muito longe destes valores

Em Portugal, os valores recebidos pelos atletas que sobem ao pódio são bem inferiores aos praticados por aqueles países acima referidos.

Kim Kyung-Hoon / REUTERS

Os desportistas portugueses que vençam uma medalha de ouro levam para casa 50 mil euros, enquanto que os medalhados com prata e bronze recebem 30 mil e 20 mil, respetivamente.


Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes: