O cronómetro marcava apenas 75 segundos quando Nathan Collins fez o primeiro golo do Brentford, este sábado, dando início à vitória sobre o Wolverhampton, por 5-3. Mas o mais incrível desse dado é que, nos três jogos anteriores da Premier League, a equipa londrina demorara ainda menos tempo para marcar.

Esta série começou na deslocação ao terreno do Manchester City, na qual Yoane Wissa só precisou de 22 segundos para fazer o gosto ao pé.

Na partida seguinte a vítima foi o Tottenham e o Brentford demorou apenas… mais um segundo do que demorara com o City para marcar primeiro – desta vez, o executante foi Bryan Mbeumo.

Já contra o West Ham, o camaronês voltou a fazer mossa, desta vez aos 36 segundos (e com assistência de Fábio Carvalho).

O Brentford tem um plano para os momentos iniciais do jogo e está a colocá-lo em prática na perfeição. Antes do jogo deste sábado, o técnico Thomas Frank, citado pela BBC, esclareceu que este sucesso não é uma coincidência: «Analisámos um milhão de jogos e ninguém conseguiu marcar no primeiro minuto em três jogos seguidos. Deve ser um recorde mundial e é fantástico que o tenhamos conseguido.»

Está avisado o Manchester United, que é o próximo adversário do Brentford na Premier League, no dia 19 de outubro. Felizmente (talvez) para os red devils vem aí uma pausa para os jogos de seleções, que poderá dar tempo suficiente à equipa para estudar a fórmula dos pontapés de saída do Brentford.