Remco Evenepoel fez história, este sábado, ao ser o primeiro de sempre a conquistar as medalhas de ouro de ciclismo de estrada e contrarrelógio na mesma edição dos Jogos Olímpicos.

«Sinto-me como o Michael Phelps», disse o belga, em conferência de imprensa, após ganhar a prova de fundo, referindo-se ao atleta mais medalhado da história olímpica. «Foi o mês mais bonito da minha carreira. Cumpri o meu objetivo na Volta a França [subiu ao pódio na estreia] e também nos Jogos Olímpicos, onde queria duas medalhas e são duas de ouro. É melhor do que alguma vez poderia sonhar», avançou.

«Estes Jogos não podiam ser mais perto do meu país, da minha casa. Hoje, tinha muitos apoiantes, a minha família, amigos na berma da estrada. Partilhar isto com toda a Bélgica é muito especial», reconheceu.

Aos 24 anos, e apenas 13 dias depois de ter subido ao degrau mais baixo do pódio do Tour, Evenepoel ‘fecha’ o palmarés quanto aos títulos mais importantes por seleções: campeão mundial de fundo em 2022, o ainda vigente campeão mundial de contrarrelógio junta o título olímpico deste sábado ao conquistado há uma semana no contrarrelógio.

No total, conta já com 58 vitórias, na qual se destaca a Vuelta 2022.