Finalizada a segunda jornada do torneio olímpico de futebol feminino, é hora de fazer um apanhado sobre os todos os resultados do dia. Destaque para a campeão do mundo, Espanha, que já se encontra qualificada para a próxima fase e para o jogo louco entre Austrália e Zâmbia.
No grupo A a anfitriã França saiu derrotada frente à seleção canadiana - que, apesar das duas vitórias conquistadas, mantém-se com zero pontos devido ao castigo imposto pela FIFA, ler aqui - por 1-2. Marie Katoto abriu o marcador no final da primeira parte, mas as canadianas deram a volta com golos de Jessie Fleming e Vanessa Giles, aos 58' e aos 90+12'. No outro jogo do grupo, a Colômbia conquistou os primeiros pontos na prova com uma vitória confortável sobre a Nova Zelândia, por 2-0.
No grupo B deu-se um verdadeiro festival de golos. Os Estados Unidos venceram por 4-1 a Alemanha, e a Austrália derrotou a Zâmbia num jogo de loucos que terminou 6-5. As estadunidenses, lideradas por Sophia Smith, não deram hipóteses à seleção alemã, e isolaram-se no primeiro lugar do grupo. No outro jogo, a Zâmbia vencia, ao intervalo, a Austrália por 2-4. Eis que, 30 minutos e quatro golos depois o resultado no marcador era de 5-5! As australianas não desistiram e chegaram mesmo ao golo da reviravolta à passagem do minuto 90, por Michelle Heyman.
Por fim, no grupo da campeã do mundo, reinou a «normalidade espanhola». A Espanha venceu a Nigéria, de Christy Ucheibe, por 1-0, com um verdadeiro golazo de Alexia Putellas. A jogadora do Barcelona, na cobrança de um livre direto descaído para o lado direito, enviou a bola ao ângulo. Sem hipóteses para Chiamaka Nnadozie. No outro jogo do grupo, a seleção japonesa surpreendeu e levou a melhor sobre o Brasil, com uma vitória por 1-2. A seleção brasileira, com Marta no onze, chegou à vantagem no início da segunda parte com golo de Jheniffer, e quando tudo parecia que assim se manteria até ao fim da partida eis que a seleção japonesa deu a volta ao marcador, com golos aos 90+1 e aos 90+6. Neste momento a Espanha já se encontra qualificada para a próxima fase e vai discutir com o Brasil, na próxima jornada, a liderança do grupo.
A terceira, e última, jornada da fase de grupos do torneio olímpico realiza-se na próxima quarta-feira, dia 31 de julho.