Apesar do início de calendário difícil com teve que se deparar, tendo em conta as deslocações ao reduto dos três grandes do futebol português e do SC Braga nas primeiras jornadas, o Rio Ave procurará subir na tabela classificativa nos próximos encontros, a começar já na receção ao Casa Pia, em jogo agendado para sábado. E é precisamente dos Arcos que o emblema da caravela tem feito a sua fortaleza, uma vez que a última derrota em casa em jogos oficiais ocorreu há precisamente um ano, no dia 29 de outubro de 2023, quando foi derrotado pelo Farense (3-4) na a Liga.
Desde então seguiram os desafios com o Boavista (2-0), E. Amadora (1-1). Vizela (1-1), Portimonense (2-0), Estoril (1-1), Casa Pia (1-0), Sporting (3-3), SC Braga (0-0), Gil Vicente (3-0), Arouca (1-1), V. Guimarães (2-1), Benfica (1-1), Farense (1-0), Arouca (1-0), Estoril (2-2) e Famalicão (1-1).
Em 2023/2024, o conjunto de Vila do Conde foi a quarta equipa com menos derrotas em casa (3) logo a seguir aos três grandes: Sporting (0), Benfica (0) e FC Porto (2). Na segunda volta da última edição do campeonato, o Rio Ave não perdeu com nenhum dos top-6 que defrontou (Sporting, Benfica, FC Porto, SC Braga, V. Guimarães e Moreirense).
Na atual temporada, o Rio Ave foi o único clube, para todas as competições, a marcar em Alvalade e o último a marcar mais de dois golos ao Sporting em jogos do campeonato, uma marca que resiste há mais de oito meses.