Roberto Martínez fez a antevisão do próximo encontro de Portugal. Seleção nacional defronta a Escócia neste domingo.

Roberto Martínez fez a antevisão do Portugal x Escócia deste domingo. Depois da vitória diante da Croácia, o selecionador nacional reforçou importância de voltar a vencer.

«Acho que marcar 900 golos não é fácil. É um feito histórico, incrível e uma inspiração para o futebol. Como selecionador o importante é o porquê do Cristiano Ronaldo ter marcado. E foi pelo desempenho. Marcar golos é importante, é um número para o futuro, mas o importante é agora, o desempenho que teve nos 88 minutos. Foi importante para abrir espaços e ganhar o jogo. Ninguém pode dizer que o Cristiano não pode fazer alguma coisa. É incrível o que está a fazer no futebol, mas para nós o objetivo é coletivo. Para mim não é só golos, as assistências são muito importantes. Se ele puder fazer 100 assistências fico muito feliz», referiu Roberto Martínez.

«A mulher não é problema, são os sogros [que são escoceses]. Duas seleções podem-se apurar, por isso podemos ter os sócios contentes e ganhar o jogo também», garantiu o técnico que tem mulher escocesa (e os sogros também).

«Temos muitas opções para render o Vitinha. O João Neves entrou na segunda parte, o João Palhinha foi importante contra a França. A flexibilidade permite substituir jogadores em relação à estratégia. Precisamos de usar o segundo treino para tomar as decisões», reforçou Roberto Martínez.

«Dois jogos em 72 horas fazem-nos precisar de proteger os jogadores. Queremos ajudá-los e escolher um 11 preparado para defrontar a Escócia, uma equipa britânica, muito física e com ataques muito rápidos. Pode haver mudanças», salientou o selecionador nacional.

«Quenda? O processo é merecer chegar à seleção, a idade não é um critério. O Quenda, o Tiago Santos e o Renato Veiga vão estar na lista, vão estar no banco. Depois tudo depende do jogo, são vários aspetos a considerar. Estão preparados para ajudar a seleção», revelou o treinador de Portugal.

«Descanso se apuramento estiver resolvido? Relembro o estágio de março, é a minha forma de trabalhar e metodologia. Descansar é importante e evitar fadiga mental e física. Não para um jogador, mas para todos. A minha experiência faz-me ver que é muito importante e trabalharemos na mesma linha», salientou o técnico espanhol.

«O António Silva está muito bem, foi uma boa notícia. Todos os jogadores têm frescura e energia. Não vi fadiga nem problemas no António Silva, por isso entrou no jogo e teve um bom desempenho. Acreditamos no seu talento», continuou Roberto Martínez.

«Os nossos jogadores conhecem a intensidade do futebol britânico. A Escócia tem intensidade, ataques rápidos, jogadores com experiência, objetiva, vertical, mas com qualidade para manter a bola e quer ganhar. Perdeu os últimos jogos depois dos 90. Tem jogadores na Serie A, na Premier League, com experiência e de talento. Não é só física, é também uma equipa com muita qualidade e vai ser um jogo competitivo», finalizou Roberto Martínez.