Roberto Martínez realizou a antevisão do Croácia x Portugal. Seleção nacional já garantiu primeiro lugar do grupo na Liga das Nações.

Roberto Martínez fez a antevisão da última jornada da Liga das Nações. Seleção nacional está na Croácia para jogar um duelo que, na prática, servirá para cumprir calendário, uma vez que Portugal já selou o apuramento em primeiro lugar depois da vitória diante da Polónia.

«Renovada é uma boa palavra. Com muito talento. Falamos na boa formação de Portugal e cumprimos o objetivo. Queremos mostrar competitividade pelas posições na seleção. Acrescentámos jogadores ao grupo que pode jogar na seleção e em 18 meses há uma fase final do Mundial. Queremos ganhar. Não são três pontos que contam para a tabela, mas contam para a formação e para o trabalho que estamos a fazer», começou Roberto Martínez.

«Geovany Quenda? Encaixa na ala direita. Já trabalhámos em setembro e é essa a posição onde o Quenda vai trabalhar amanhã. Conhece-a bem, é um jogador polivalente. Traz desequilíbrio, capacidade técnica e não a posição. Tem magia e um futuro espetacular. Entre ou não entre no relvado, a experiência de seleção é importante. O Quenda já trabalhou nos conceitos, o Fábio Silva fez dois treinos no início do estágio e são jogadores com muita experiência na seleção», referiu o treinador.

«Jogar pela seleção é importante e temos de mostrar energia. Faltou propósito, energia, execução, procurar os espaços. Já estivemos perto de dois anos a trabalhar juntos e podemos ajudar os jogadores a reagir em momentos difíceis durante o jogo. Vai ser um jogo para terem energia. Fizemos sempre mudanças no onze inicial, acredito que os jogadores têm de ter energia. Amanhã teremos jogadores com energia, frescos e com clareza para executar os conceitos», salientou o selecionador nacional.

«Temos oito jogadores com experiência, muitas internacionalizações. O que temos é um grupo com muito compromisso, valores de equipa e talento. Jogadores com formação fantástica e num bom momento. Vamos defrontar uma equipa muito evoluída tecnicamente. Sem bola temos de mostrar sincronização, foco e uma boa estrutura contra uma Croácia que joga bem com bola. Acredito nos jogadores que temos aqui. Só em jogos assim podemos avaliar jogadores individualmente e a equipa coletivamente», frisou Roberto Martínez.

«Saídas de Anthony Barry e Fernando Gomes? No futebol a despedida só é uma boa despedida com vitórias. O Anthony Barry é muito qualificado e preparado, trabalhou muito bem. Agradecer o seu esforço e trabalho. Acontece no futebol. Em março teremos uma nova equipa técnica. Para o presidente, agradecer o legado no futebol português. O que o presidente e a equipa fizeram em 13 anos é um exemplo para o futebol mundial», elogiou Roberto Martínez.

«Onze? Precisamos de ver o treino. Ainda não falei com os jogadores, não posso partilhar isso. No nosso processo falei que acompanhamos todos os jogadores que podem jogar pela seleção. A porta está aberta, mas temos jogadores com muita qualidade e compromisso. Há oportunidades e nestes jogos demos oportunidade. O grupo é maior que o que tivemos antes do Euro 2024. Era esse o objetivo, ganhar todos os jogos e preparar um grupo com mais quantidade. Acompanhamos todos os jogadores, mas é preciso ter sorte e aproveitar as oportunidades», vincou o selecionador nacional.

O Croácia x Portugal joga-se nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, a partir das 19:45.