A judoca portuguesa Rochele Nunes foi afastada dos Jogos Olímpicos Paris2024, esta sexta-feira, após uma derrota frente à bósnia Larisa Ceric, por shime waza (estrangulamento), nos oitavos de final da categoria +78 kg.

No fim da prova, a judoca estava visivelmente emocionada. Em declarações aos jornalistas, acabou por confessar que passou por um episódio muito triste recentemente.

"Foi muito difícil estar aqui. Muitas pessoas não devem saber, mas há seis meses perdi o meu irmão de 7 anos. Ainda ponderei se valia a pena", contou.

A judoca agradeceu ainda às instituições que apoiam o judo e os atletas e que “fazem muito com poucos recursos”.

No seu segundo combate na Arena Champ-de-Mars, a judoca portuguesa, oitava cabeça de série, caiu perante uma adversária menos cotada (16.ª pré-designada) e que tinha um saldo desfavorável com Rochele, de cinco derrotas e três vitórias.

Na estreia em Paris2024, Rochele Nunes tinha entrado com uma vitória, perante a tunisina Sarra Mzougui, desclassificada com um terceiro castigo, mas a derrota a meio do segundo combate, ainda nos 'oitavos', tirou-a dos Jogos Olímpicos.

Combate entre a tunisina Sarra Mzougui e a portuguesa Rochele Nunes na categoria +78 kg nos Jogos Olímpicos Paris2024.
Combate entre a tunisina Sarra Mzougui e a portuguesa Rochele Nunes na categoria +78 kg nos Jogos Olímpicos Paris2024. Kim Kyung-Hoon

Ouro no Grand Slam de Abu Dhabi

Em outubro de 2023, Rochele Nunes conseguiu a primeira medalha de ouro da sua carreira num Grand Slam, com uma vitória alcançada antes da metade do combate, iniciada com um uchi mata (técnica de arremesso) e finalizada com um osaekomi (imobilização).

Em Abu Dhabi, Rochele Nunes confirmou o bom ano que teve, que lhe valeu, ainda em junho, também o seu primeiro ouro num Grand Prix.

Com Lusa

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes: