Rui Jorge já falou aos jornalistas após ter anunciado a lista de convocados para os próximos jogos de preparação de Portugal Sub-21 .
Rui Jorge marcou presença esta sexta-feira em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, para revelar a lista de convocados de Portugal Sub-21, que vai enfrentar a a Ucrânia (15 de novembro, 17h30 em Alverca) e a Eslováquia (18 de novembro, 17h00 em Trecin) em jogos de preparação para o Euro 2025. O selecionador falou aos jornalistas.
«Jogadores escolhidos para observação no nosso espaço, para o primeiro contacto com uma equipa técnica nova e com novos colegas. Temos um período para experimentar, aproveitar a data para ver jogadores novos que nos possam servir numa fase final que poderia ser complicada», começou Rui Jorge.
«Geovany Quenda? Está a ter um ótimo trajeto a nível de clube. Não me preocupa se fica aqui retido ou não, é uma decisão do treinador principal. Queremos ter os jogadores a representar a equipa da melhor forma possível e dar espaço a jogadores em contextos menos visíveis para ter uma oportunidade», salientou o treinador.
«Martim Fernandes e Rodrigo Mora? Claramente de equipa sub-21. O Martim era um jogador que já seria convocado, mas após uma conversa com Vítor Bruno, por motivos pessoais, acedi a que não estivesse presente. Tem valor. Em relação à qualidade, não temos jogadores de Benfica e FC Porto. A dificuldade que o Mundial de Clubes pode causar, disputado na mesma altura, faz com que seja muito difícil perspetivar que tenhamos esses jogadores. Se for reversível poderão estar connosco, não podendo ser possível estamos a acautelá-lo nesta data», frisou Rui Jorge.
«Falei com pessoas dos dois clubes. Uma conversa normal, por muito que as pessoas do clube nos queiram ajudar é impossível, ninguém sabe o que vai acontecer. O senso comum leva-nos a tomar esta decisão, o que vamos sabendo também. 2 guarda-redes? Por norma trazemos três, temos dois jogos. São guarda-redes em quem confiamos muito e, atendendo ao carácter especial deste estágio, estamos felizes por ter mais um jogador de campo», vincou.
«Já nos dá muito trabalho dois. Com jogadores com qualidade e inteligentes, o sistema não nos preocupa. Não é algo que estou a perspetivar nesta altura, mas vai ser um bom período para treinar, para os conhecer e espero ficar satisfeito no final do estágio», salientou Rui Jorge.
«Tentamos sempre ter o cuidado de marcar um jogo contra o país organizador para conhecer melhor o local, estádio, CT. A Ucrânia esteve impecável até ao oitavo jogo, só perdeu com o apuramento garantido. Esperamos dois jogos que nos vão pôr à prova», frisou Rui Jorge.