A Rússia não será admitida no sorteio da fase de qualificação do Mundial 2026, avança esta segunda feita a Match TV, um canal desportivo russo, pertencente à Gazprom. Como tal, a seleção não marcará presença no maior Mundial de sempre, que levará 48 seleções aos Estados Unidos, ao México e ao Canadá no verão de 2026.

A fase de qualificação, cujo sorteio tem lugar no dia 13 de dezembro, irá decorrer entre os meses de março de 2025 e de 2026. Segundo a mesma fonte, a UEFA e a FIFA não mudaram de opinião quanto à suspensão da seleção da Rússia das suas competições, que está em vigor desde 2022, quando o país presidido por Vladimir Putin invadiu a Ucrânia.

Devido a esta suspensão, a Rússia já não teve hipóteses de lutar por um lugar no Mundial 2022 nem no Euro 2024, e também não pôde disputar duas edições da Liga das Nações.

Impedida de participar em competições oficiais, a seleção da Rússia tem realizado jogos particulares - o último deles foi frente ao Brunei, a quem ganhou 11-0 no passado dia 15 de novembro.