Sara Carbonero foi diagnosticada com cancro maligno nos ovários em 2018. Em maio de 2019, a então mulher de Iker Casillas anunciou que tinha sido operada e desde então pouco ou nada se sobe da doença. Decidiu falar de coração aberto agora, no momento em que recebeu o prémio «Prémio Valentia 2024», atribuído pela “Elle”, em parceria com a Associação Espanhola contra o Cancro.

«Não foi fácil para mim estar aqui a receber este prémio, mas é uma coisa que me encanta. Para mim, é a primeira vez que abro o coração para falar da minha doença, o cancro. Uma palavra que ouvi durante anos e que não gostava de fazer referência, porque acreditava que se não a referisse não seria uma realidade», começou por dizer quando as lágrimas começaram a molhar-lhe o rosto. Recompôs-se, como conseguiu, e prosseguiu: «Demorei algum tempo a aceitar, compreender que isto é uma corrida de fundo e que vou ser uma doente oncológica toda a minha vida. Aprendi a conviver com a incerteza e inclusivamente a abraçá-la. Fiz um grande trabalho pessoal durante este tempo, olhei para dentro, ao longo deste deserto, e percebi que esta viagem se faz muito melhor acompanhada.»

Sara Carbonero agradeceu aos que a apoiaram sempre e não a deixaram cair, especialmente «à mãe e irmã, que mais sofreram», às amigas de sempre, de onde se destaca uma portuguesa, Ana Carolina, que conheceu quando vivia no Porto e que esteve ao lado da espanhola em Madrid, neste momento marcante. De Iker Casillas, nem uma palavra.

Sara Carbonero e Iker Casillas começaram a namorar em 2009, quando o guarda-redes jogava pelo Real Madrid e ela trabalhava como jornalista desportiva. O casal tornou-se casal sensação depois de Iker dar um beijo a Sara na final do Mundial 2010, na África do Sul, após a Espanha se sagrar campeã mundial. Casaram em 2016 e tiveram dois filhos: Martín, nascido em janeiro de 2014, e Lucas, em junho de 2016. Separaram-se em março de 2021.