Na sua estreia em Jogos Olímpicos, o skater Thomas Augusto, de 20 anos, falhou esta quarta-feira a qualificação para a final de Park.

O português caiu em duas das suas três runs, mas fez uma boa performance na única que concluiu. Ainda assim, os 81.75 pontos não chegaram para ser um dos oito skaters qualificados para a final, que se disputa a partir das 17:30 locais (16:30 em Lisboa) desta quarta-feira.

Thomas Augusto, que participou na terceira de quatro séries de qualificação, foi o primeiro português a participar na vertente park em Jogos Olímpicos, após o skate ter-se estreado no programa do evento em Tóquio 2020.

Skate "é totalmente mental"

Em declarações à RTP 2 no final da prova, o atleta afirmou que o skate "é totalmente mental" e que, por isso, é obrigado a "treinar muito" até porque, garante, "se a tua cabeça não estiver no lugar certo, não vais acertar a manobra".

"Tem muita emoção aqui no estádio , tem muitas pessoas. Então, entra na cabeça e tens de ficar na tua zona, na tua bolhinha, e fazer", revelou.

Na segunda run, antes de entrar em ação, o atleta "puxou" pelo público e, no final, explicou porquê:

"Não quero cair, por isso chamo eles [o público]. Até se der errado, pode dar tombo, mas o crowd [público] ajuda. Eu quero acertar, não quero falhar!"