Emile Smith Rowe sempre foi apontado como uma das maiores promessas das escolas de formação do Arsenal. No entanto, a sua carreira a nivel senior acabou por seguir outros caminhos, uma vez que assinou pelo Fulham no início da presente temporada - nove jogos realizados, dois golos e uma assistência até então.

Poucos meses depois de ter rubricado o contrato com a equipa orientada por Marco Silva, o internacional inglês falou sobre o passo na trajetória e confessou que a deliberação esteve longe de ser fácil. «Nas últimas duas épocas não joguei tanto quanto queria e estava sempre a pensar que queria voltar a ser feliz», começou por explicar, em declarações reproduzidas pelo Telegraph.

«Por vezes, temos de pensar no melhor para nós próprios. Quero sempre colocar o meu clube em primeiro lugar, mas, ao mesmo tempo, tenho de tentar ser feliz. Foi provavelmente a decisão mais difícil que tive de tomar (sair). Mas falei com a minha família e decidimos que era o melhor», acrescentou o atleta, atualmente com 24 anos.

«Foi uma altura bastante complicada devido às lesões que fui sofrendo. Consequentemente, não tive as oportunidades que queria. O Arsenal estava a tentar conquistar o campeonato, portanto, tive de esperar e ser paciente», referiu o jogador que estreou-se com os gunners a 20 de setembro de 2018, na altura com 18 anos.