Está a chegar a Hora H e a incerteza é maior que nunca. A primeira prova de triatlo, que está marcada para as 8 da manhã (em Paris, menos uma em Portugal Continental) desta terça-feira pode não se realizar na data prevista. E a decisão só se saberá... quatro horas antes!

A água do Rio Sena tem feito correr, literal e figurativamente, muita água debaixo da ponte. Desde as promessas feitas sobre a melhoria da qualidade da água ao mergulho dado por Anne Hidalgo, presidente da câmara da capital francesa para provar que era possível nadar, passaram... 1,4 mil milhões de euros, destinados a limpar o segundo maior curso de água de França.

Apesar de tudo isso, os esforços podem ter sido em vão. Espera-se um agravamento das tempestades que se têm sentido, o que provoca o aumento da bactéria E.Coli na água, que pode causar infeções. Como tal, a 24 horas da primeira prova de triatlo, os treinos foram cancelados e ainda não se sabia se esta se ia realizar. Agora já se sabe... quando se saberá.

A decisão tardará, mas chegará antes da prova. Mais concretamente... pelas 4 da manhã, quatro horas antes do início da final masculina e 24 horas após amostras da água terem sido submetidas a análises químicas. Uma coisa já se sabe: vai haver competição. Se for necessário cancelar, a prova será adiada até sexta-feira, 2 de agosto. E se, até então, a água ainda não estiver própria para a natação, essa, que é a primeira das três modalidades do triatlo, não se realizará: os atletas competirão apenas no ciclismo e na corrida.