O Sporting confirmou à CMVM que o Manchester United “manifestou interesse em contratar” Rúben Amorim e que está na disposição de “pagar à Sporting SAD” o valor da cláusula de 10 milhões de euros.

Agora tudo está nas mãos do treinador, que deverá mesmo seguir para Manchester já que essa será a sua vontade. Ao longo da tarde de segunda-feira, as partes conversaram e tudo ficou praticamente definido, com questões sobre a equipa técnica ainda por limar. O Manchester United terá pressionado o treinador a tomar uma decisão até ao fim de semana. Até lá, o Sporting tem dois jogos: esta terça-feira com o Nacional, para a Taça da Liga, e na sexta-feira com o Estrela da Amadora, para o campeonato.

Durante a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Nacional, o ainda treinador do Sporting sorriu quando questionado sobre a saída de Ten Hag horas antes e um possível interesse do United. Amorim manteve, como habitual em casos semelhantes, o tabu, sublinhando que já estava à espera da pergunta e recusando dizer mais do que: “Tenho muito orgulho em ser treinador do Sporting”. Mas por essa altura o treinador já teria conhecimento do intensificar do interesse (que já teria sido manifestado ao treinador anteriormente), que acabou por precipitar os acontecimentos das últimas horas.

Ao que tudo indica, Amorim vai tornar-se no segundo treinador português da história do gigante de Manchester, depois de José Mourinho entre maio de 2016 e dezembro de 2018. Encontrará, além dos compatriotas Bruno Fernandes e Diogo Dalot, uma equipa em crise, no 14.º lugar do campeonato, com quatro derrotas em nove jogos. Na Liga Europa, o United ainda não ganhou: tem três empates em três jogos.

Há muito que o clube, outrora grande dominador do futebol inglês, se deixou ultrapassar por rivais também eles endinheirados. Na última temporada, com Ten Hag, o United terminou a Premier League em 8.º lugar, ainda que a época tenha terminado com a conquista da Taça de Inglaterra.

De acordo com o jornal “A Bola”, João Pereira, antigo jogador de Amorim no ano do primeiro título, em 2020/21, será o sucessor.

Leia aqui o comentário na íntegra:

A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (adiante também designada por Sporting SAD ou Sociedade) vem, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 17.º do Regulamento (UE) n.º 596/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho de 16 de abril, informar o mercado nos termos seguintes:

1. O Manchester United FC manifestou interesse em contratar o treinador Rúben Amorim, tendo o Conselho de Administração da Sporting SAD remetido para os termos e condições previstos no contrato de trabalho em vigor entre a Sociedade e o treinador, em concreto para a respectiva cláusula de rescisão e para o valor de Euro 10.000.000,00;

2. O Manchester United FC manifestou interesse em pagar à Sporting SAD o valor da referida cláusula