Na antevisão ao embate frente a Portugal, a contar para a quarta jornada da UEFA Nations League, Steve Clarke, selecionador da Escócia, enalteceu o poderio da armada lusa, garantido que Portugal integra o lote das melhores equipas do mundo. Todavia, o técnico de 61 anos assegurou que a sua formação tem armas para ser competitiva no próximo duelo, apesar dos últimos resultados não serem favoráveis: os tartan army já não vencem desde setembro de 2023.
O respeito pela seleção das quinas: «Podemos competir com Portugal, mesmo sendo uma das melhores equipas do mundo. Mostrámos isso em Lisboa. Deixámos uma boa imagem. O objetivo é repetir uma exibição como essa e, com o apoio sempre fantástico do nosso público, alcançar um resultado positivo.»
O segredo para um eventual sucesso: «Temos sobretudo que ter mais bola. Sabemos que vamos defrontar um grande adversário e temos de fazer tudo bem, mas, mesmo tudo bem, para obter um resultado positivo que mude a nossa sorte e nos faça sair desta fase negativa.»
A vontade em retornar aos triunfos: «Estamos a passar por um mau momento, mas acreditamos em nós. Sabemos que a nossa equipa podia ser mais forte. Não o digo mais vezes, porque é faltar ao respeito aos jogadores que estão agora connosco, mas é uma verdade. Todos sabem isso. Mas, a verdade, é que foi este grupo que conseguiu a promoção à primeira divisão da Liga das Nações.»
As constantes interrogações: «Não entendo porque duvidam do valor destes jogadores, que jogam em equipas de topo. Após 20 anos, estamos nos grandes torneios, estamos no escalão maior da Liga das Nações, só posso ter confiança de que os resultados surgirão.»